As ervas precisam estar lavadas e bem secas. Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos.
Coloque uma camada de papel toalha em uma assadeira rasa. Coloque as folhas de ervas sobre a toalha de papel em uma única camada e evite a sobreposição. Cubra-as com papel toalha e adicione uma outra camada. Continue adicionando as folhas até fazer 5 camadas.
1. Secagem ao sol ao ar livre
Arranque as folhas do caule e coloque-as em cima de papéis toalha, não deixando que se toquem. Você pode empilhar até 5 camadas de folhas se precisar, alternando papéis toalha e ervas. Deixe-os no forno, em uma forma, na menor temperatura possível. Elas podem levar até 8 horas para secar.
Assim como feito para o processo de congelamento, descarte o talo do manjericão, lave bem suas folhas e deixe-as secar naturalmente. Depois, basta guardá-las em potes de vidro com boa vedação e fazer o armazenamento na geladeira por até cinco semanas.
Lave as folhas de louro sob água fresca.
O manjericão seco pode ser usado para temperar o tomate em saladas, molhos ou sopas, como recheio de aves, peixes, frutos do mar, para temperar berinjela, feijão branco, abobrinha, ovos, ervilhas, massas, pizza, batata, arroz e milho verde.
Seque-o com papel toalha ou use um secador de saladas para retirar toda a água. Retire todas as folhas murchas ou galhos. Espalhe o alecrim em uma assadeira. Coloque-o cortado em raminhos de 0,5 cm numa assadeira forrada com papel manteiga.
A hortelã deve estar completamente seca antes de você começar. Passe o papel toalha na hortelã para secar qualquer que apresente água visível. Depois coloque-a sobre uma outra folha de papel-toalha e deixe que as folhas e caules sequem por mais uma ou duas horas.
Coloque folhas molhadas no centro de um pano de prato ou uma fronha limpa. Una os quatro cantos do tecido e torça as pontas, como se fosse uma bexiga. Balance a toalha várias vezes - faça isso na pia para não espalhar gotas de água por toda a cozinha. Desembrulhe a toalha e use verduras.
É melhor deixar o manjericão em um lugar onde bata sol do que em um peitoril de janela. Regue o vaso de manjericão com frequência. Enfie o dedo 2,5 cm abaixo da terra a cada um ou dois dias. Se ele sair seco, coloque água no vaso até ele ficar molhado (mas não saturado). O vaso do manjericão precisa estar sempre úmido.
Embora a baixa temperatura faça bem a muitas outras hortaliças, as folhas de manjericão só ficam frescas por mais tempo em outras condições. Coloque um saco de verdura por cima do buquê de manjericão (opcional). O buquê vai ficar feio depois de tampado, mas pelo menos o saco deixa as folhas frescas por mais tempo.
Esse é outro fator super importante para manter o manjericão bonito por mais tempo. Retire todas as inflorescências dele para retardar sua morte e manter a energia da planta em sua parte vegetativa. Um problema em fazer isso é que as flores são ótimas para atrair abelhas.
Aqui está um dos segredos do cultivo do manjericão. O solo deve ser daquele tipo que você “vê” nutrientes a olho nu, ou seja, deve ser bem fértil e bem drenado. No Brasil é bem complicado encontrar uma terra de qualidade para o plantio de mudas.
O que significa tomodati em japonês?
O que são os 3 rs da sustentabilidade?
Como podemos ter informações sobre um site?
Quais os benefícios mentais que o xadrez pode nos trazer?
Até quando vai a responsabilidade do inventariante?
O que é o batente do amortecedor?
Qual é a Youtuber mais bonita?
Qual é o nome que significa presente de Deus?