Para o cultivo de atemóia, recomenda-se o uso de mudas enxertadas e sadias, pois as suas sementes apresentam substâncias inibidoras de germinação causando uma espécie de dormência, que junto com o tegumento proporcionam fatores antagônicos à germinação rápida e uniforme (STENZEL, 2003; MURATA, 2003; NEVES, 2003).
Não deixe faltar água na irrigação, nem adubo orgânico (20 litros por planta ao ano) e adubo NPK 10-10-10 ou 12-06-12, 150 gramas a cada 60 dias no solo.
Você pega uma fruta do conde, junto a poupa tem muita semente. Separe algumas, as limpe muito bem (para que não fique nada da poupa). Deixe-as secar por dois a três dias. Depois disso coloque as sementes em uma jarra com água, as que afundarem são as propícias para plantio as que boiarem devem ser eliminadas.
Características gerais: É uma planta de porte médio a baixo, precoce na entrada em produção, mesmo propagada por semente. Folhas: são lanceoladas, com 10 a 20 cm de comprimento. Flores: são hermafroditas, parecidas com as da fruta-do-conde, com 3 a 4 cm de comprimento e típicas das Anonáceas.
Para plantar atemoia em vaso escolha um vaso de, no mínimo, 23 litros. O diâmetro da borda superior deve ter mais 20 cm, para que a muda tenha um bom espaço para se desenvolver.
A colheita ocorre, em São Paulo, entre 1 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento. Em regiões quentes, o amadurecimento é mais rápido. Com dias a fruta está pronta para ser apanhada no pé.
Maio, junho e julho são os meses de colheita da atemóia em regiões de clima ameno, período que precede um bimestre de dormência da planta para, em seguida, ser realizada a poda.
A atemoia é planta tropical, de clima quente e úmido, que gosta e exige muita água para seu cultivo. Recomenda-se seu plantio no começo da estação chuvosa e, depois que as chuvas diminuem, é preciso adequar um ritmo de regas que mantenha a terra úmida e a água disponível.
Antes de tudo, faça uma limpeza na planta, eliminando ramos secos e frutos danificados. Se a copa estiver muito fechada, execute uma poda para retirar o excesso de ramos e deixar o interior mais arejado e com possibilidade de receber os raios do sol.
Ela é o resultado do cruzamento da fruta do conde com a cherimóia . Esta experiência foi feita em Israel e na África do sul onde surgiu o fruto. Aqui no Brasil são produzidas na parte sudeste e nordeste do país. A atemóia gosta de clima úmido e quente (tropical) e precisa de muita água para se desenvolver bem.
A planta perde as folhas naturalmente ou com desfolhamento artificial para floração. As flores são esbranquiçadas completas e os frutos são tipo pseudocarpo, de forma variável, mas com formato de esfera ou então ovóide, de casca verde amarelada quando maduro.
A que mais me chama atenção é uma espécie de pulga que se aloja na raiz da pena da galinha, provocando na ave baixo rendimento na produção de ovos e uma grande dificuldade de andar pelo terreno. Como posso salvar os animais?
Qual o tipo de resina para sublimação?
Quando cabe recurso ao Conselho Federal da OAB?
Como usar babosa para eliminar varizes?
O que fazer se uma pulga picar um ser humano?
Qual a diferença entre PPA LDO e LOA?
O que é Benzenismo quais os seus sintomas?
Qual o prazo que o veículo pode trafegar somente com a nota fiscal de compra?
Como agir com pessoas hipócritas?
O que aconteceu com a economia açucareira quando os holandeses foram expulsos?
O que é a teoria do evolucionismo?
O que significa sentir agonia no coração?
Onde retirar o saque aniversário?
O que não pode ser patenteado Segundo o INPI Uniasselvi?
Pode ter quantas esposas em Dubai?
Porque Gabriel Bandeira é atleta paralímpico?
Como limpar a memória cache da memória RAM?
Quem está em estágio probatório pode assumir cargo comissionado?