Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×1 lumen.
Uma boa lâmpada irá iluminar bem consumindo pouca energia, ou seja, terá uma alta taxa de lúmens e um baixo valor de watts. Nesse caso, a unidade que mede sua eficiência luminosa, ou rendimento luminoso, é expresso em lm/w, ou seja, lúmens/watts.
Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será = 1.200 lúmens.
Lúmen é quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz. Já o Lux trata-se da incidência de luz de um ponto. Por definição 1 lúmen tem a capacidade de iluminar a equivalência de 1 lux em 1 metro quadrado.
O lúmen (lm) é a unidade de medida para obtenção do fluxo luminoso, que é a quantidade de luz que uma lâmpada pode emitir. Quanto maior for a quantidade de lúmens indicada na embalagem, maior será o fluxo luminoso da lâmpada.
Não basta só escolher uma lâmpada pelo maior número de lúmens que ela tem, já que quanto maior o número, mais luz o equipamento emite....Como calcular e escolher a lâmpada ideal.
AMBIENTE | ILUMINÂNCIA MÍNIMA EM LUX |
---|---|
Sala de estar (ler, estudar) | 300 |
Sala de jantar | |
Dormitórios (luz geral) | 50 |
O Watt, também conhecido através da sigla W, diferente do que muitas pessoas pensam, não mede a intensidade da luz emitida pela lâmpada, mas sim a potência de consumo que uma luminária gera para fornecer a luz, ou seja a energia que será gasta quando a mesma estiver ligada.
Capacidade luminosa. As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.
Lúmens nada mais é do que a unidade de medida de luminosidade contida em cada lâmpada, esse valor ira determinar quantas lâmpadas você deverá comprar e qual a potência de cada uma para realizar a instalação correta das luminárias com as devidas lâmpadas.
Para isso devemos pegar alguns dados fornecidos pelo fabricante da luminária escolhida como o Fator de Utilização (FU), índice esse que é especifico de cada fabricante, e o Fluxo Luminoso (produto do Fluxo Luminoso da Lâmpada multiplicado pela quantidade de lâmpada da luminária adquirida), e dessa forma aplicamos a seguinte formula:
Abaixo colocamos uma tabela também fornecida pela ABNT que contém o Grau de reflexão a ser considerado na base de cálculo. Mais importante de saber quanto usar de luminária e lâmpada é saber qual equipamento comprar.
Exemplo 2: vamos supor que a área local da cozinha, especificamente na mesa, tenha 1,5m². Então, a conta será 1,5×3 lúmen. Ok, agora que você descobriu o valor do lúmen, basta seguir a tabela abaixo para saber qual lâmpada atende sua necessidade.
Onde ligar o terra do chuveiro?
Como meditar usando as pedras dos chakras?
Como tomar fluconazol para candidíase?
Quais ampolas de vitaminas fazem o cabelo crescer?
Qual os benefícios do mel de Jataí?
Qual o período para tomar remédio de verme?
Para que serve o remédio Ésio?
Como falar com atendente da Polishop?
Onde fica salvo as pesquisas do Google?
Como saber a senha do meu cartão Brasil card?
Como ensinar meu filho de 7 anos a ler?
Como fechar os aplicativos em segundo plano?
O que se usa para encher o feltro?
Como fechar a porta na Ultimate Custom Night?