6 dicas para o cabelo crescer rápido depois da quimioterapia
O que se pode fazer é proteger o couro cabeludo até que o cabelo cresça novamente. É o caso de utilizar protetor solar, lenços ou chapéus que protejam contra a alta exposição do sol. Além disso, também é recomendado usar materiais que não irritam o couro cabeludo, como por exemplo, fronhas de cetim.
O cabelo volta a crescer de 2 a 3 meses após o término da quimioterapia e o crescimento total do cabelo, algumas vezes, leva de 6 a 12 meses.
O fato de cortar o cabelo curto ou, até mesmo, raspá-lo é uma maneira eficaz de lidar melhor com a alopecia. Com isso, existe a possibilidade enfrentar melhor a alopecia sem um grande impacto, pois você não perceberá tanto a queda.
Isso ocorre porque a região que controla a espessura e a simetria da fibra capilar é justamente a matriz, área celular afetada pela quimioterapia. Com isso, cabelos antes lisos e grossos podem se tornar cacheados e finos e vice-versa.
As sobrancelhas podem cair devido à quimioterapia. Confira algumas dicas para obter sobrancelhas com aspecto natural: Aplique uma base antes de redesenhar a sobrancelha com lápis de sobrancelha ou sombra em pó. Combine o tom da sobrancelha com a cor do seu cabelo natural ou peruca, da melhor maneira possível.
A dermatologista Estrela Machado, especialista em oncologia e tricologia, do Centro Paulista de Oncologia, afirma que a crioterapia é um dos tratamentos que se mostraram mais eficazes para minimizar a queda de cabelo devido à quimioterapia.
Os principais efeitos tardios causados pelo tratamento do câncer são:
A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.
Um tratamento tem mostrado eficácia para prevenir, pelo menos em alguns casos, que esse efeito colateral aconteça. Trata-se da terapia preventiva com touca térmica gelada, que é aplicada durante as sessões de quimioterapia, diminuindo o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e o protegendo durante o tratamento.
Fatos rápidos sobre o crescimento do cabelo após a quimioterapia: A perda de cabelo pode variar de total a irregular, com o cabelo de algumas pessoas simplesmente ficando mais finas ou quebradiças. As pessoas cujos cabelos cresceram rapidamente antes da quimioterapia podem achar que também cresce mais rapidamente após a quimioterapia.
Se a queda de cabelos ocorrer, o paciente pode utilizar além de perucas, lenços e chapéus. Esses acessórios ajudam na proteção do couro cabeludo dos raios solares. Se não estiver utilizando algum deles, recomenda-se o uso de protetor solar. O cabelo não volta a crescer após a quimioterapia? Mito.
Pode pintar os cabelos durante o tratamento quimioterápico? É recomendado utilizar a tintura de cabelo apenas após três meses do final do tratamento, pois ela é composta por produtos químicos. Eles podem causar feridas no couro cabeludo sensível, além de enfraquecer a estrutura dos fios novos.
Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses. Para os medicamentos em comprimidos como bloqueadores hormonais e inibidores de reaplicação, o tempo geralmente varia durante poucos dias. Portanto, é muito difícil dizer quanto tempo duram os efeitos da quimioterapia no organismo.
Como consultar um processo judicial pelo CNPJ?
Onde encontro o CNAE fiscal da minha empresa?
Como é a dor de cabeça emocional?
Como descobrir o nome do dono de um E-mail?
O que significa quando a ferida lateja?
Como saber qual empresa consultou meu CPF grátis?
Como saber se já fechou a fatura do meu cartão?
Como funciona o reembolso parcelado?
Como jogar com Akuma no Street Fighter Alpha?
Como liberar Broly Dragon Ball FighterZ?
Como se sabe se a porta e direita ou esquerda?
Como saber se a febre e por causa dos dentes?
Como ativar câmera do Instagram?