Para que a amamentação dê certo, o bebê precisa abocanhar toda a aréola ou boa parte dela, e não só o mamilo. A parte inferior do lábio e a língua da criança precisam chegar ao peito primeiro. Um truque é aproximar o queixo do bebê do mamilo e, quando ele abrir a boca, preencher o máximo que der da aréola lá dentro.
Encoste suavemente o mamilo no lábio superior para que ele abra bem a boca. Quanto mais aberta estiver a boca, mais fácil será conseguir uma boa pega. Assim que a boca estiver bem aberta e a língua sobre a gengiva inferior, traga o bebê para o peito, apontando o mamilo para o céu da boca.
O que fazer diante da recusa à amamentação? Não deixe de tentar amamentar, mas passe também a tirar o leite manualmente ou com a ajuda de uma bombinha em intervalos regulares (seguindo a rotina de amamentação do bebê). Isso auxiliará na prevenção do ingurgitamento dos seios ou da mastite.
O que faz o bebê parar de querer o peito não é a mamadeira, e sim se a sucção estiver difícil demais para ele. Assim, logicamente, ele vai preferir se alimentar pelo meio mais fácil. Por isso tem bebês que largam o peito para ficar na mamadeira e outros que mantém o aleitamento misto, no peito e mamadeira.
Para isso, o ideal é que a mulher encoste a barriga do bebê na sua e o posicione com a cabeça mais alta que o bumbum. Além de garantir conforto para o bebê, ajuda a evitar otites. Importante também é encaixar a boca do bebê até o máximo da aréola que ele conseguir abocanhar, assim não machuca o bico do seio.
32 curiosidades que você vai gostar
Para a observação da sucção não-nutritiva, o examinador deve introduzir o dedo mínimo enluvado na boca do RN, para facilitar a percepção dos movimentos da língua. Pressiona-se o palato duro contra com a polpa do dedo (unha para baixo), de forma a estimular o reflexo de sucção.
O bebê deve estar apoiado no braço da mãe, de frente, com a barriguinha encostada na dela, o corpo alinhado com a cabeça e o queixo tocando o peito da mãe. A sucção efetiva ocorre quando a criança abocanha toda a aréola (ou a maior parte dela) e não apenas o mamilo.
Benefícios do leite materno para a criança
O leite materno proporciona a nutrição necessária para o bebê se desenvolver, crescer e fortalecer seu sistema imunológico. Ele é extremamente importante até os 6 meses de vida, e continua desempenhando um papel relevante para crianças que mamam até os 2 anos ou mais.
Se o recém-nascido golfa a cada mamada, ele pode estar comendo mais do que aguenta. Tente dar menos fórmula ou amamentá-lo por menos tempo e veja se ele está satisfeito.
Quanto tempo dura o luto de um cachorro?
Quais são os produtos ecológicos?
O que é uma analogia exemplos?
Qual a diferença entre xilema e floema?
Quanto custa uma inseminação artificial em portugal?
Quem são os responsáveis por elaborar o PPRA e o PCMSO?
Qual o nome do fruto da Aroeira?
Qual a diferença entre betume alcatrão e asfalto?
Como posso definir a personalidade de uma pessoa?
Como fazer o bebê de 8 meses dormir a noite toda?
Por que a privacidade é importante?
Quais cuidados uma pessoa com osteoporose deve ter?