Os sistemas de irrigação mais utilizados nesse cultivo são a aspersão convencional e a microaspersão, mas tem ocorrido um aumento significativo do segundo sistema nos últimos anos. No Vale do São Francisco, a produção comercial de goiaba pode ser obtida a partir de dois anos após o plantio.
O consumo varia de acordo com a fenologia. Pesquisas mostram que o consumo diário máximo foi 6,5 mm (82,0 L/planta) no florescimento; 5,8 mm (73,2 L/planta) na colheita e 4,9 mm (62,0 L/planta) durante o crescimento dos frutos.
A goiaba, quando cultivada sob irrigação, pode produzir mais de uma safra por ano e para que o produtor consiga concentrar a produção em determinadas épocas do ano, deverá realizar a poda total das plantas, encurtando todos os ramos do ano, deixando intactos de 12 a 15 ramos das goiabeiras.
A propagação da goiabeira pode se dar tanto pela via sexuada, mediante uso de sementes, como pela via assexuada, empregando os métodos da enxertia e do enraizamento adventício: estaquia e mergulhia.
Prenda os gotejadores ao tubo e fixe-os no solo. Conecte tudo a uma torneira usando o adaptador de mangueira. Fixe o tubo no chão e voilà! Não esqueça de ligar o seu gotejamento no melhor horário para irrigar as plantas!
19 curiosidades que você vai gostar
Antes do plantio recomenda-se uma irrigação pré-plantio, iniciada logo após o preparo definitivo das covas. Após o plantio, na fase de desenvolvimento inicial das plantas. Este é o ponto mais crítico e decisivos, a irrigação deve-se ser diariamente.
Em regiões com alta velocidade o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade o melhor sistema é a irrigação localizada.
A propagação da goiabeira pode ser realizada de forma sexuada ou assexuada. A propagação sexuada torna os pomares bastante heterogêneos, não apenas em relação ao porte e à produção, mas também com relação às características dos frutos (Pereira et al., 1983).
Na cultura da goiaba, esse processo tem início com a propagação de porta-enxertos, por meio de sementes. Quando o local da enxertia já tiver 1 cm de diâmetro, o porta-enxerto estará no ponto para a operação. Isso ocorre entre 11 a 15 meses após o plantio.
Quais as causas que impedem e suspendem a prescrição?
O que mais cai em biologia no enem?
Quem foi o fundador da escola marginalista?
O'que significa a palavra indagado?
Como os corais são classificados?
Quantos aeroportos tem bolonha?
O que aconteceu com Nico Robin?
Porque o banco estorna um pagamento?
Por que os padeiros deixam a massa descansando?
Porque os franceses não gostam de tomar banho?