Ouça em voz altaPausarPara obter o extrato seco de uma planta ou fruta é necessário que o material passe por um processo conhecido como Spray Drying ou Atomização. Funciona assim: primeiro, a planta fica macerando em uma solução líquida, que pode conter algum tipo de solvente. É como se fossemos fazer um chá superconcentrado.
Ouça em voz altaPausarOs extratos vegetais são definidos como preparações de consistência líquida, sólida ou viscosa. Como regra, eles são obtidos por maceração (extração até o equilíbrio com água ou álcool) ou percolação (extração até a exaustão com água ou álcool). Um fator chave na produção é a seleção do agente de extração.
Ouça em voz altaPausarPor definição, extratos secos são preparações sólidas, pulverulentas ou granuladas obtidas por evaporação de extratos de plantas medicinais adicionadas ou não de adjuvantes, apresentando o teor de substâncias ativas indicado na respectiva monografia (Farmacopéia Brasileira, 1988).
Sene Extrato Seco
Ouça em voz altaPausarUm dos métodos considerado mais adequado para a análise químico-farmacológica de plantas é a preparação de um extrato hidroalcoólico (etanol/água), pois, este extrato é análogo às tinturas realizadas na cultura popular e também possibilita a extração de um número maior de compostos (CECHINEL & YUNES, 2001).
Ouça em voz altaPausarExtrato Seco de Salix Alba L. (substância ativa) é indicado como auxiliar de tratamento em processos inflamatórios, dolorosos, como no reumatismo, nevralgias e em processos inflamatórios em geral. Na prevenção de tromboembolismos e na dismenorréia por dificuldade de eliminação de coágulos.
Ouça em voz altaPausarPadronizados: são extratos ajustados dentro de uma faixa estabelecida para constituintes conhecidos por contribuírem substancialmente para atividade terapêutica. A padronização é atingida pelo ajuste do extrato com material inerte ou pela adição de uma mistura de lotes de extratos.
Como é produzido o extrato seco? Na maioria das vezes, os extratos secos são produzidos pelo princípio da nebulização. Esse é um processo que se dá pela dispersão da solução extraída, sendo dissecadas em gotículas minúsculas por uma corrente de ar quente.
Para obter o extrato seco de uma planta ou fruta é necessário que o material passe por um processo conhecido como Spray Drying ou Atomização. Funciona assim: primeiro, a planta fica macerando em uma solução líquida, que pode conter algum tipo de solvente. É como se fossemos fazer um chá superconcentrado.
O composto em forma de extrato seco é capaz de conservar a composição química de forma tão qualitativa, que, inclusive, pode aumentar os princípios ativos que a planta apresenta em sua forma original. Geralmente, isso implica em uma menor dosagem para o uso daquelas propriedades medicinais.
Os extratos secos são obtidos por vegetais secos ou frescos, a partir de um solvente específico e por meio da eliminação completa da fase líquida da planta. São conservados por meio de desidratantes e pelo abrigo da luz.