Para a coleta é preciso:
O exame parasitológico é feito por meio da análise de uma amostra de fezes do paciente, que deve ser coletada pelo paciente de acordo com as instruções do local do exame. Em geral, para a realização do exame parasitológico pede-se que o paciente evacue diretamente em um frasco específico para esse tipo de exame.
Já o exame parasitológico de fezes ajuda a entender melhor as dores de estômago, por exemplo, ou confirmar a suspeita de que algum parasita, como a lombriga, instalou-se no sistema digestivo. Existe também a pesquisa de sangue oculto nas fezes, teste que detecta possíveis tumores e outros males intestinais.
O exame parasitológico é um teste realizado com amostras de fezes. O objetivo principal da análise é diagnosticar parasitas intestinais. Para isso, são utilizados critérios morfológicos. Ou seja, com o material coletado, a forma dos seres vivos é procurada e estudada.
ORIENTAÇÕES PARA O EXAME DE MIF:
Defeque em cima de uma superfície sem contato com a água, como a parte sem líquido dentro da privada, bidê ou penico (no caso de crianças). Colha apenas a superfície das fezes. Para garantir, leve de 10 a 30 g (3 a 4 espátulas).
Em caso de não haver a presença de parasitas, ovos ou larvas na amostra examinada de suas fezes, o resultado do exame virá escrito NEGATIVO. Em caso contrário, virão descrito os nomes dos parasitas encontrados.
ORIENTAÇÕES PARA O EXAME DE MIF:
Os principais parasitas encontrados nas fezes por meio do exame parasitológico são: 1 Protozoários: são parasitas simples e cuja infecção é normalmente identificada através da presença de cistos nas fezes,... 2 Helmintos: são parasitas mais alongados e cuja infecção é normalmente identificada através da presença de grande... More ...
Veja mais sobre o exame de fezes. Após coleta e armazenamento adequado da amostra, esta deve ser levada ao laboratório para que seja feita a análise.
De acordo com Marjorie Mendes Marini e Souza, professora de Parasitologia e Biologia Celular do Centro Universitário São Camilo, cada tipo de exame irá buscar por alterações nas fezes que, quando detectadas, indicam a ocorrência de infecções por bactérias ou parasitas, além de algumas doenças intestinais, como colite.
As fezes são compostas por água, restos alimentares não digeridos e fibras, além de bactérias naturais da nossa microbiota e sais biliares. Através da análise das fezes, é possível detectar se há alterações nessa composição, o que indica algumas complicações de saúde, como: NÃO PARE AGORA...
Como tomar l-carnitina antes ou depois do treino?
Como saber se um peixe está morrendo?
Quanto tomar de leite de magnesia?
Quais os benefícios do magnésio para o intestino?
Quais são as regulamentações constitucionais do Sistema Único de Saúde?
Para que serve o botão do alarme Pósitron?
Como saber se o pepino em conserva estragou?
Como brincar de amigo secreto?
Como eu sei que o peixe morreu?
Como cobrar aluguel de sala comercial?
Como se alistar na marinha 2021?
Como é o funcionamento de um carburador de moto?
Em qual lado acende o cigarro?
Como se administra un medicamento por via tópica?