Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.
Embora a FDA reconheça 111 formas de administração de medicamentos, elas podem ser divididas principalmente em:
Via tópica: Utilliza-se essa via quando os medicamentos são administrados sobre a pele, de modos diferentes e em várias formas de apresentação farmacêutica, com o propósito fundamental de exercerem ações locais.
Podem-se administrar medicamentos por meio da mucosa oral do paciente através das vias bucal, sublingual ou translingual. Na administração via bucal o comprimido é colocado na boca do paciente sendo, aos poucos, diluído e absorvido para a corrente sanguínea por meio da mucosa da bochecha do paciente.
A administração de um medicamento por via tópica visa a obtenção de uma acção local sobre o tecido ou órgão afectado, de modo a que os princípios activos passem em quantidade diminuta para a circulação sanguínea, evitando-se os efeitos sistémicos.
A instilação ocular consiste na administração de colírios ou pomadas. Como qualquer outro fármaco, o colírio requer cuidados em sua administração, principalmente os relacionados à dosagem e ao local (olho direito e olho esquerdo).
A pele é um órgão do corpo humano que apresenta diversas funções, sendo a sua principal característica actuar como barreira protectora.
Pois bem, o uso é tópico porque é feito no lugar do corpo em que se manifesta o mal. Na prática, o uso tópico acaba significando "uso na pele", já que o medicamento é aplicado diretamente na pele que cobre a região do corpo em que está o mal que se quer curar.
Via Cutânea: A pele apresenta efetiva barreira à passagem de substâncias. No entanto medicamentos podem ser administrados por via cutânea para obtenção fundamentalmente de efeitos tópicos.
Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.
No obstante, en una base sencilla como un ungüento, la variación entre fabricantes es mucho menos común. [ cita requerida] En dermatología, la base de una medicación tópica es a menudo tan importante como la medicación en sí. Es extremadamente importante recibir una medicación en la base correcta, antes de aplicar a la piel.
El medicamento se administra mediante nebulizadores (transforman los líquidos en un vapor frío” o inhaladores. Los inhaladores permiten el uso de polvo o de líquido. Los inhaladores dosificadores presurizados suministra una dosis con cada pulsación. Se administra el medicamento a través del ano.
Teniendo en cuenta esta definición, la administración tópica también incluye la aplicación transd érmica, donde la sustancia se administra a la piel pero se absorbe en el cuerpo para lograr una distribución sistémica. Dichas medicaciones son generalmente sustancias químicas hidrofóbicas, como las hormonas esteroides.
Comprobar que hemos realizado los pasos previos a la administración de un fármaco a un paciente. Explicar al paciente el procedimiento. Lavar las manos y poner guantes si es necesario. Respecto a la zona de aplicación del parche, leer las instrucciones incluidas en el medicamento. No aplicar sobre piel magullada o dañada.
O que diz o Salmo 27 da Bíblia?
Qual o principal objetivo do taylorismo *?
Quais são os 3 três ramos da contabilidade que não se separam?
Quais animais têm unhas fendidas?
O que aconteceu com o prego quando houve a passagem de corrente elétrica pelo fio?
Como medir o nível de barulho?
O que é regulamentação da internet?
Qual é o prazo de prescrição de um processo cível?
Qual a importância da ISO 9000 e 9001 na gestão de qualidade?
Qual o sinônimo de parlamento?
Pode passar perfume nas partes íntimas?
O que quer dizer pelo em casca de ovo?
Quantas letras tem a palavra chapéu?