Para isso, observe se este lugar é fechado ou aberto. Se fechado, descreva sobre as cores da parede, da cortina, da porta; o tipo de piso, a maneira que os objetos estão dispostos, a luminosidade; o sentimento provável de quem fica no ambiente por muito tempo, etc.
Como fazer uma descriçãoObservação minuciosa daquilo que vai ser descrito.Seleção dos traços que caracterizam o que está sendo descrito: sua forma, sua cor, seu tamanho, sua constituição.Definição da disposição dos elementos selecionados: de cima para baixo, da esquerda para a direita, do anterior para o posterior.
Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem. Com exemplos, fica mais fácil entender.
Siga o modelo abaixo para iniciar sua jornada para escrever a descrição perfeita do trabalho:Introdução do Salão. ... Titulo do Cargo. ... Resumo das Tarefas do Emprego. ... Deveres e Responsabilidades do Cargo. ... Nivel do Cargo. ... Especificidades do Cargo ou Qualificações Necessárias. ... Competências Profissionais. ... Competências Interpessoais.
Enquanto a narração é o relato de um fato que ocorre em determinado tempo, a descrição é o relato de um objeto, pessoa, cena ou situação estática, ou seja, não depende do tempo. Descrever é desenhar com palavras determinada imagem, de modo que a mesma possa ser visualizada pelo leitor em sua mente.
20 curiosidades que você vai gostar
Os elementos básicos de textos narrativos são:Fato (o que se vai narrar);Tempo (quando o fato ocorreu);Lugar (onde o fato se deu);Personagens (quem participou do ocorrido ou o observou);Causa (motivo que determinou a ocorrência);Modo (como se deu o fato);Consequências.
Tempo. ... Ele pode ser cronológico, quando segue uma ordem dos acontecimentos, ou psicológico, que não segue uma linearidade dos fatos, sendo um tempo interior que ocorre na mente dos personagens.
Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.
Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa. Vejamos as características de cada uma: Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada.
Se vai descrever uma pessoa, indique, por exemplo: nome, sexo, idade, características físicas - cor dos olhos, cabelo e pele, estatura, como se veste? características psicológicas - temperamento e modo de falar.
Podemos começar esta descrição dando nosso nome completo, local de nascimento e idade, bem como local de residência atual. Para continuar com uma descrição de você mesmo, terá que pôr seus diplomas acadêmicos, isto é, sua formação, seus cursos e suas habilidades.
Dicas e ExemplosUse adjetivos para detalhar o objeto descrito: ... Demonstre o objeto descrito com o uso de verbos de ligação: ... Procure usar os verbos no pretérito imperfeito e no presente do indicativo para descrever cenas:
Sobre mim . Saiba como escrever sobre você mesmo.1 – Pense no público que você quer atingir e escreva para ele;2 – Ressalte os trabalhos para os quais você quer ser contratado(a);3 – Sempre diga a verdade!4 – Leia sua descrição em voz alta para ter certeza de que soa bem.5 – Trate esse texto como rascunho.
Tipos de texto descritivo
O texto descritivo pode ser dividido em duas categorias: descritivo objetivo (ou descrição objetiva) e descritivo subjetivo (ou descrição subjetiva).
Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador.
A descrição estática
Nesse tipo de descrição, não há movimento na cena, ou seja, os objetos devem ser estáticos. É comum a predominância de formas nominais com frases sem verbo ou com verbos que expressam estado.
Basta apenas expressar por meio de palavras e adjetivos o que aquele objeto ou aquilo que se está sentindo representa. É essa explicação (descrição) que caracteriza esse tipo de texto. O texto descritivo é uma exposição de algo ou alguém com o objetivo de conhecer sua composição.
O texto narrativo possui dimensões espaciais e temporais, ou seja, os fatos narrados acontecem em um determinado espaço geográfico, ou seja, em algum lugar, e em uma determinada época, passada, presente ou futura. Outra característica marcante do texto narrativo é a presença de personagens.
Tempo: o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história. Ele pode ser cronológico, quando se trata de acontecimentos marcados pelas horas, dias e anos, ou pode ser psicológico, quando se refere às lembranças e às vivências das personagens.
Existem dois tipos de tempo numa narrativa: Cronológico: Quando a ordem do tempo segue a ordem do relógio. É marcado por algumas palavras como: Ontem, semanas depois, ao meio dia, etc. Psicológico: É o tempo que ocorre quando o personagem se encontra sonhando, imaginando, relembrando ou pensando.
Ainda que não exista uma estrutura fixa, para produzir um relato pessoal é essencial estarmos atentos a alguns pontos, por exemplo: quem? (narrador que produz o relato), o que? (fato a ser narrado), quando? (tempo), onde? (local que ocorreu), como? (de que maneira aconteceu o fato) e porque? (qual o causador do fato):
Como fazer relatório de aula prática1 – Introdução. Nesta parte, o aluno deve falar sobre o que foi abordado na aula. ... 2 – Objetivo. Qual era o propósito daquela aula? ... 3 – Materiais e metodologia. ... 4 – Resultado. ... 5 – Conclusão. ... 6 – Referências bibliográficas.
Você deve ser sincero em sua autobiografia, tomando cuidado para não exagerar na descrição de suas qualidades e ao mesmo tempo não se colocar para baixo.
...
Fale sobre quem você éFale sobre o que você faz.Fale sobre o que você quer e acredita.Atente-se à gramática e à ortografia.Seja sincero.
Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:TENHA CONFIANÇA. ... USE PALAVRAS-CHAVE. ... EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ... USE O BOM HUMOR. ... FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.
Estrutura Descritiva
A descrição apresenta três passos para a construção: Introdução: apresentação do que se pretende descrever. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.
Como preencher o sentimento de vazio?
Qual a diferença entre pKa e Ka?
Qual o nome do produto para matar mato?
O que fazer no dia de descanso da academia?
O que acontece se o advogado não devolver o processo?
Qual foi o setor da economia que mais impactou no crescimento econômico?
Como saber quantas letras tem um texto no bloco de notas?
Quantos feriados foram antecipados em Teresina?
O que é um processo evolutivo?
Quem criou a função exponencial?
Como saber se meu GH está baixo?
Qual melhor profissão depois dos 50 anos?
Qual a principal função da argumentação jurídica?
Como saber se o gato morreu de infarto?
Quantas matérias pode ficar em dependência no Ensino Fundamental?