Há duas formas de análise para compreender melhor a DRE: análise horizontal e análise vertical. A análise horizontal tem como base as informações ao longo do tempo, ou seja, demonstra a evolução dos saldos contábeis do negócio e confronta os dados ao longo dos anos.
As melhores dicas para analisar a DRE de uma empresa
Por que é importante fazer a análise vertical? A análise vertical detalha a participação de cada item do balanço patrimonial sobre os ativos ou passivos totais. Por exemplo, qual é o percentual dos ativos circulantes (recursos disponíveis no curto prazo) em relação ao total dos ativos.
Alguns exemplos de dados que podem aparecer na análise de DRE são despesas variáveis, gastos com pessoal, contribuição social e muitos outros. Porém sejam quais forem os indicativos, o objetivo final é entender se o planejamento financeiro está funcionando ou não, rever estratégias, cortar custos e fortalecer a sua marca.
A Análise Horizontal e Vertical é a forma mais comum de expressar a análise das demonstrações contábeis, pois, apesar de sua simplicidade, elas irão destacar as variações mais importantes no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultado do Exercício.
Lembra que mencionamos os itens da estrutura? Para início de análise, levamos em consideração que a construção do DRE acontece a partir de valores que são referentes à receita bruta de vendas ou serviços prestados e suas deduções (impostos e abatimentos).
Quanto tempo demora para os gatos desmamam?
Como a insulina age no organismo?
O que é capital de giro do banco?
Qual será o dia mais curto de 2021?
Porque o sol muda de posição ao longo do dia?
Qual a diferença da gramatura do papel?
Quanto vale um estádio na Bíblia?
Quais são os principais problemas sociais do México?
Tem como abrir reclamação no Procon pela internet?
Como funciona a chave pública?
Como se tornar uma pessoa fria no amor?
Qual o grau mais alto da Maçonaria?
O que é lente Varilux Comfort?
Quantas vezes por semana posso treinar braços?