Pegue algumas folhas verdes, pique-as, coloque em uma tigela e soque bem. Misture álcool e continue socando até que a mistura fique verde. Coe a mistura, usando um coador de papel ou pano de prato. Você acabou de extrair o pigmento verde das folhas, a clorofila, que é o pigmento que age na fotossíntese das plantas.
Você também pode extrair pigmentos dos vegetais. Para separar os pigmentos que dão cor aos vegetais, vamos usar uma das técnicas de cromatografia em papel. As diferentes cores observadas na tira de papel, após o experimento, indicam a presença de pigmentos variados tanto na flor como nas folhas.
Tome alguns pedaços de folhas verdes e coloque-as em um pouco de álcool etílico fervente (banho-maria) até que ocorra a despigmentação. Coloque a solução de pigmentos num bequer até uma altura de 1cm. Introduza uma tira de papel de filtro (3 x 15 cm) na solução deixando-a que atinja aproximadamente 4 cm de altura.
Quando pensamos em algumas plantas ou partes destas podemos saber quais pigmentos estão presentes: cenoura, por exemplo, é rica em carotenóides, o repolho roxo é rico em antocianina, assim como a berinjela e a beterraba; já todas as folhas verdes – alface, couve – são ricas em clorofila.
Passo 1: Coloque em uma panela (de preferência antiga) a flor de hibisco – quanto mais flores colocar, mais forte a cor ficará -, um copo de água, uma pitada de sal e um dedo de vinagre branco. Deixe em fogo baixo por uma hora. Passo 2: Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Use tiras de papel para medir sua cor.
37 curiosidades que você vai gostar
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água.
Os vegetais possuem pigmentos que dão cor às suas folhas e, por vezes, às suas flores. As organelas em que esses pigmentos se encontram são chamadas de plastos e estão presentes em células de plantas e de algas. Os principais tipos de plastos são os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos.
As antocianinas são pigmentos responsáveis pela cor laranja, azul, roxa, vermelho e violeta. Elas colorem as flores e também outras partes do vegetal, como os frutos. Esses pigmentos compõem a maior classe de flavonoides. As chalconas, por sua vez, apresentam coloração amarelada.
A clorofila, pigmento verde presente nas folhas dos vegetais e em frutos como a azeitona, a betanina, que dá a cor roxa característica da beterraba, e as antocianinas, grupo de que apresenta pigmentação variando do vermelho ao roxo que é encontrado em muitas frutas, completam a lista.
Quais os objetivos da Fase III da reabilitação cardiovascular?
Como transformar medidas em escala?
Quem pode fazer dispensação de medicamentos?
Qual a energia da água marinha?
Qual o valor da gasolina em Porto Alegre?
Quando vai ser o vestibular da PUC Campinas 2022?
O que as cores falam sobre as pessoas?
Como chamar um método estático?
Quais os sintomas de uma hérnia de disco na lombar?
Como fazer um prato saudável para o almoço?
Quais os principais componentes nutricionais que compõem a nutrição parenteral?
Quantas enzimas existem no corpo humano?
Qual a diferença da aldeia e cidade?
Como conseguir receita para canabidiol?
Qual a diferença entre dado e informação Cite um exemplo?