Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água.
Esta matéria prima, são os pigmentos naturais, que ao invés de serem feitos de produtos químicos, são extraídos de elementos da natureza. Eles poder ser feitos a partir de cascas, raízes, folhas, frutas, pétalas, plantas, legumes, verduras, terra, entre outros, dependendo da época do ano.
Você também pode extrair pigmentos dos vegetais. Para separar os pigmentos que dão cor aos vegetais, vamos usar uma das técnicas de cromatografia em papel. As diferentes cores observadas na tira de papel, após o experimento, indicam a presença de pigmentos variados tanto na flor como nas folhas.
Como recipiente foi utilizado um béquer de vidro pirex. As flores ou folhas foram fervidas em água destilada durante 5 minutos. Após a fervura, a solução foi esfriada até atingir a temperatura ambiente. Então, utilizando um filtro de papel (pode ser de café) filtrou-se o corante extraído.
Pegue algumas folhas verdes, pique-as, coloque em uma tigela e soque bem. Misture álcool e continue socando até que a mistura fique verde. Coe a mistura, usando um coador de papel ou pano de prato. Você acabou de extrair o pigmento verde das folhas, a clorofila, que é o pigmento que age na fotossíntese das plantas.
39 curiosidades que você vai gostar
Quando pensamos em algumas plantas ou partes destas podemos saber quais pigmentos estão presentes: cenoura, por exemplo, é rica em carotenóides, o repolho roxo é rico em antocianina, assim como a berinjela e a beterraba; já todas as folhas verdes – alface, couve – são ricas em clorofila.
Passo 1: Coloque em uma panela (de preferência antiga) a flor de hibisco – quanto mais flores colocar, mais forte a cor ficará -, um copo de água, uma pitada de sal e um dedo de vinagre branco. Deixe em fogo baixo por uma hora. Passo 2: Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Use tiras de papel para medir sua cor.
Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado. Por fim, retire o líquido do fogo e coe.
As principais fontes de obtenção de corantes naturais são as plantas, insetos, fungos e bactérias. A clorofila é um corante natural de origem vegetal, extraído da folha das plantas. Atualmente ele pode ser utilizado tanto como corante nos alimentos quanto como antioxidante.
Quantos artigos a LGPD contém?
Qual a importância da tolerância dimensional?
Qual cor transmite alegria e euforia?
Como fazer o chá da laranja amarga para emagrecer?
Como tirar coágulo de sangue do dente?
Quais são os piores gases poluentes?
O que significa CPF irregular na Receita Federal?
Quais os níveis de escrita alfabética?
Quais as doenças que entram no PcD?
Quem não se inscreveu no Sisu?