Toda bailarina precisa manter a massa magra forte, pois é preciso ter sustentação e força nos músculos para movimentar o corpo. Por isso, não se esqueça de incluir a proteína em sua dieta, para ter músculos fortes e preparados, que aguentem o seu peso, caso contrário as lesões serão inevitáveis.
14
Na academia, Ivi elege dois exercícios que trabalham bem a região dorsal: a remada e a puxada aberta (veja o vídeo). Para quem não frequenta academia, Ivi dá dica de dois exercícios eficientes: "Flexões com as mãos afastadas e barra são exercícios bons que podemos fazer sem sair de casa.
Peguemos a carga horária de aulas. Supondo que uma bailarina profissional tenha seis horas diárias de treino, seis dias por semana, descontando as apresentações, chegamos a 36 horas semanais entre aulas e ensaios. Por mês, ela faz 144 horas de ballet clássico. Agora, vamos analisar uma bailarina amadora.
A maioria das bailarinas tem entre 1,62 m e 1,77 m de altura. O peso perfeito gira em torno de 38,5 a 59 quilos, dependendo das massas óssea e muscular.
Bailarinos precisam realizar perfeitamente movimentos complicados. Para isso o corpo também precisa estar em forma para facilitar e possibilitar a realização de cada passo. Também é requerido, principalmente para o ballet clássico a estética de um corpo magro, alto e com linhas bonitas.
Botas curtas, tornozeleiras, tiras e demais detalhes achatam a silhueta, principalmente se suas pernas são mais grossas. Dê preferência a calças e saias que tenham a cintura mais alta, pois o deslocamento da cintura para cima cria um efeito de pernas compridas.
Segundo a médica, basta sentar em uma cadeira ou puff e elevar as pernas na altura do quadril por, pelo menos, 15 minutos por dia. “Isso pode ser feito durante a leitura do jornal todas as manhãs, por exemplo”.
Trabalhar no chão pode ajudar os bailarinos a melhorar a sua técnica; aumentar a força, a extensão das pernas e o en dehors; e alongar o corpo.
Se você fizer tudo certo, acompanhado(a) de um profissional da área, se alongando antes e depois das atividades na academia e se manter firme nos alongamentos voltados para o ballet, você não vai se lesionar, ficar "travada" ou "en dedans".
Se forçar demais o corpo ao fazer a abertura, você pode causar distensões e lesões bastante dolorosas que vão acabar diminuindo a sua flexibilidade. O certo é ir aumentando a abertura de pernas aos poucos, sem dor. Por exemplo, se hoje você conseguir ir apenas alguns centímetros a mais, mas sentindo um bom alongamento, não force a barra.
A perna de trás deve estar encostada no chão. Para uma abertura lateral, fique de pé com a coluna reta. Abra as pernas além da largura dos ombros, mantendo-as esticadas. Relaxe. Respire fundo. Concentre-se em pensamentos que trazem paz e calma. Procure relaxar qualquer tensão existente nos músculos do corpo.
Por incrível que pareça, abrir as pernas em 180 graus não é o máximo que seu corpo pode fazer. Dá para continuar abrindo as pernas para que fiquem em um ângulo maior do que 180 graus. Como esse exercício de flexibilidade é radical, é essencial ter muito cuidado ao executá-lo. Comece fazendo aberturas com um travesseiro por perto.
O que é marca de certificação?
Como engrossar as pernas e aumentar os glúteos rápido?
Quais são os principais hidrocarbonetos e suas aplicações?
Quantos caracteres tem uma lauda ABNT?
Quais os efeitos de se fazer prancha?
Quais os sintomas de pico de pressão?
Estou grávida posso usar pomada Nebacetin?
Qual é a melhor escola de ballet do mundo?
O que significa o número 1111?
Quanto é uma legião de demônios?
Qual é o plural de pé em inglês?
Quais são os efeitos da dobutamina?
Qual é a Ferrari mais barata do mundo?
Quanto dorme um bebe de 4 meses?