Para apoiar estudantes que desejam embarcar para o país, em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil, o governo japonês oferece as bolsas MEXT (do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão).
Requisitos
Para brasileiros, o Japão exige um visto estudantil que deve ser emitido através de uma instituição educacional autorizada, que pode ser universidades, escolas de idiomas ou cursos especializados em intercâmbio.
Você jã pensou em viajar para o Japão de graça? A Goi Peace Foundation, uma organização japonesa apoiada pela UNESCO, está promovendo um concurso de redação para jovens do mundo inteiro. E o prêmio principal é uma viagem para o Japão com tudo pago!
Ter concluído a escola secundária japonesa (chuugaku), ou estar para concluir em março do ano que pretende ingressar no nível médio. Ter concluído 9 anos de ensino no exterior. Caso não tenha concluidos 9 anos de ensino no exterior, deve-se matricular em uma escola e graduar na escola secundária japonesa.
Universidades públicas e privadas no Japão Existem cerca de 780 universidades no Japão, das quais cerca de 80% são particulares. Assim como no Brasil, as universidades públicas são consideradas de maior prestígio, especialmente as Sete Universidades Nacionais chamadas de Kokuritsu Nana Daigaku (国立七大学).
Duração. Existem diversos modelos de intercâmbio para o Japão, que contemplam de duas a 24 semanas, dependendo da empresa responsável por sua realização e do objetivo de quem vai realizar o intercâmbio. Quanto mais tempo vivendo diariamente a cultura local, melhor será a absorção de todo o aprendizado.
Gasto Total: R$ 10.288 + 50.000 milhas ou R$ 11.788 caso tivesse comprado a passagem. Abaixo o detalhamento, item a item para ficar claro. Vale dizer, que TUDO inclui os 18 dias no Japão e também os dois dias (três noites) em New York na escala de ida e volta.
Para se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão, é necessário ser brasileiro, ter nascido depois de 2 de abril de 1996 e já ter concluído o Ensino Médio (ou estar no último ano). É necessário ter conhecimento avançado de inglês ou japonês. Não é necessário saber japonês para concorrer às bolsas.
Como as bolsas são oferecidas para todo o mundo, este site (em inglês) apresenta uma tabela completa com os requisitos e condições de cada tipo de bolsa. Caso você tenha optado pela bolsa de estudos no Japão de pós-graduação, você deve começar a reunir bibliografia para o seu projeto de pesquisa.
Caso queira pleitear a bolsa de graduação, ou seja, fazer toda a sua faculdade no Japão, você deve se dedicar ao conteúdo dos exames de seleção, principalmente matemática.
Estudar no Japão de graça é o seu sonho. Isso pode ser mais simples do que você imagina! Conheça quatro tipos de bolsas de estudo pro Japão que são oferecidas pelo governo japonês. Quando eu comecei a estudar Japonês na escola eu queria muito ir passear no Japão.
As bolsas da Fundação Japão são voltadas a artistas, pesquisadores e professores que desenvolvam trabalhos ligados à língua ou cultura japonesa. Não é necessário ser descendente para se tornar bolsista, o que aumenta bastante a concorrência pelas vagas.
Quais são as principais características do gênero textual diário?
Porque meu gato está com a barriga grande?
Como faço para Imprimir no verso da folha?
Quanto tempo dura a manta bidim?
Quem tem anemia pode comer carne de boi?
Quanto custa pra fazer o cartão do Cinemark?
Quem capta recursos para o fundo de investimento?
Como funciona a educação bilíngue para surdos?
Quem toma aspirina pode infartar?
Como ver o preço do IPVA 2022?
Como identificar câncer de mama na mamografia?
O que a tecnologia tem feito em nossas vidas?