Propostas para estimular a escrita criativa nas crianças
Produção de texto: como incentivar os alunos a escrever melhor?
Porque ao ler e escrever, as crianças pequenas estão conhecendo o mundo, as suas belezas, as suas possibilidades, as brincadeiras, as histórias, estão se comunicando e ocupando um lugar nesse mundo que é por escrito, conhecendo também a si mesmas e dando espaço à sua própria voz, por meio da escrita.
Atividades de escrita para educação infantil: conheça 4 criativas...
– Fique sempre na mesma altura da criança quando for falar com ela. – Propicie situações em que ela precise expressar-se como contar seu final de semana, falar do seu animal de estimação, etc… – Use palavras simples e frases curtas. – Fale sempre corretamente, sem usar diminutivos.
Assim, evidencia- se que a escrita é uma criação cultural e por meio da qual o sujeito vai estabelecendo relações sociais. A criança ao estabelecer relações externas com a escrita por meio das vivências, faz com que a escrita vá ganhando significação e passa a ser internalizada por meio das mediações que vão ocorrendo.
Redimensionar a prática pedagógica a partir do conhecimento prévio do aluno é uma possibilidade renovadora que traz à tona o escritor e o leitor crítico. Conhecer o seu contexto é importante, onde ele está inserido, pois partindo desse contexto ele vai saber colocar-se em sociedade.
Dicas de atividades para estimular a produção de texto
O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar.
A linguagem escrita, uma das linguagens a serem vivenciadas na Educação Infantil, para Cavalcanti (2000 p. 82), é um “sistema de representação com símbolos, sinais e normas, convencionados em cada contexto histórico e cultural, criado pelo homem em função de suas necessidades”.
Ouvir a leitura de histórias, observar textos, palavras e letras ao seu redor, faz com que ela construa uma concepção da língua escrita. Dessa forma, praticar a escrita na Educação Infantil significa imergir a criança na cultura escrita, deixar brotar sua curiosidade e proporcionar experiências com a literatura infantil.
Elas, então, passam a ter acesso ao que está escrito em todos os lugares e é comum que queiram ler qualquer coisa que apareça na frente. Porém, para desenvolver o hábito da leitura na educação infantil é necessário um pouco de esforço. Uma boa ideia para incentivar a prática é desenvolver atividades para promovê-la entre as crianças.
Ou seja, essas foram crianças que não só participaram de práticas sociais de leitura e de escrita, mas que tiveram a chance de se fazer perguntas sobre elas: como são, para que servem? E que, tentando responder a essas questões, encontraram muitas outras práticas reais, que fizeram eco às primeiras experiências.
E para que Adriana, Kailany, Teresa e Pedro soubessem de tudo isso, podemos afirmar que participaram de muitas situações em que a leitura e a escrita se fizeram presentes, de forma contextualizada. O que isso significa? Que observaram adultos escrevendo bilhetes, fazendo listas, lendo histórias.
Qual é a importância dos jesuítas para a educação brasileira colonial?
São exemplos de advérbios do inglês?
Quanto ganha um funcionário do TCU?
O que acontece com quem come glúten e é celíaco?
Como ficou o Auxílio Emergencial 2022?
Por que devemos comer 6 vezes ao dia?
Qual recurso tem prazo de 8 dias?
Como deixar o link mais curto?
Como funciona o ICMS na exportação?
Onde está enterrada Imperatriz Teresa Cristina?
Qual o maior desafio em sala de aula?
Quanto tempo para repetir exame de sangue?
Quantas sessões de massagem modeladora devo fazer?
Como limitar o texto de uma célula no Excel?