Relacionando cadeia alimentar e esses metais pesados, chegamos a ideia de bioacumulação ou magnificação trófica, que consiste no acúmulo de poluentes ao longo da cadeia alimentar, e quanto maior for o nível trófico, maior será o nível de poluição.
As contínuas emissões das partículas de metais pesados produzidos pelo homem podem ser absorvidas por vegetais e animais, causando intoxicações em todos os níveis da cadeia alimentar, caracterizando como poluentes ambientais significativos, devido a sua toxicidade, sendo um problema de importância crescente.
O mercúrio é utilizado pelos garimpeiros, para separar o ouro dos restos de outros materiais, a contaminação é feito pelo despejo nos rios, e o chumbo também metal pesado é encontrados em alguns aparelhos eletrônicos, que diante do não uso dos mesmos são descartados em locais não apropriados, e com o tempo pode ocorrer ...
A longo prazo, a intoxicação por este tipo de metal pode também causar problemas nos rins e cérebro, assim como, alterações na visão, audição e problemas de memória. Onde está presente: água contaminada, contato direto com mercúrio, contato com o interior de lâmpadas ou pilhas e alguns tratamentos dentários.
Menos exposição
O que são metais pesados e por que fazem mal à saúde?
Com o aumento do desenvolvimento industrial nas últimas décadas, esses metais tem sido um dos principais responsáveis pela contaminação das águas e solos. Isso porque a incidência de acidentes e descuidos no manejo dos metais também cresceu, bem como o descarte incorreto.
O chumbo é liberado no meio ambiente através de processos industriais, principalmente nas indústria química, automotiva e atividades de construção e mineração. Os gases industriais com chumbo são transportados por poucos quilômetros e, ao se sedimentarem, podem contaminar ar, solo e água.
Esses metais são provenientes de atividades como a mineração, de indústrias de galvanoplastia, e do despejo de efluentes domésticos. A principal fonte de contaminação das águas de rios é a indústria, com seus despejos de resíduos ricos em metais pesados.
Porém, um metal pesado não pode ser sintetizado e nem destruído pela ação do homem. Os metais pesados mais comuns são: sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês.
Eles contaminam o meio ambiente principalmente em virtude da ação do homem em buscar esses metais para diversas atividades. Os principais responsáveis, normalmente, pela contaminação de águas e do solo por metais pesados são: Produtos como tintas, pilhas, fertilizantes, pesticidas, canos para água, termômetros e lâmpadas.
Os principais responsáveis, normalmente, pela contaminação de águas e do solo por metais pesados são: Produtos como tintas, pilhas, fertilizantes, pesticidas, canos para água, termômetros e lâmpadas. Os efeitos tóxicos que o acúmulo de metais pesados pode gerar no organismo são:
Acúmulo de cádmio no organismo, hemácias sanguíneas, grupos sulfidril, subproduto da mineração do zinco, aplicação em baterias de celular, cádmio, pilhas recarregáveis, metal pesado, doença Itai-Itai, reumatismos, substância carcinogênica. Como os metais se classificam de acordo com sua ação no ambiente.
Qual é a estratégia da Amazon?
Como ter presença digital positiva e quais estratégias utilizar?
Quantos tipos de vitamina K existem?
O que pode ser larvas em casa?
Como fazer o chá de noni para emagrecer?
O que acontece se tomar chá de canela com pílula do dia seguinte?
O que é preciso para tirar xérox autenticada?
Quanto pesa 1 xícara de arroz cozido?
Porque que 1 kilobyte é igual a 1024 bytes?
Quais foram as varinhas de Harry Potter?
Como e quando surgiu o jornal?
Quando foi usado pela primeira vez o fogo olímpico?
Qual a renda mínima para tirar o visto americano?