Essa modalidade é composta pela seguinte estrutura: sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. Veja exemplos de frases construídas de acordo com a regra de formação da voz passiva analítica: O último pedaço de torta foi comido por mim.
Existem algumas diferenças estruturais entre a voz passiva analítica e a voz passiva sintética, como a construção da forma verbal. Observe as orações abaixo: (1) O culpado sempre é descoberto.
É importante ressaltar que somente os verbos transitivos diretos, que sintaticamente têm como complemento verbal objetos diretos, podem expressar a voz passiva. b) Voz passiva sintética ou pronominal: é formada pelo acréscimo do pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora, a uma forma verbal na 3ª pessoa.
Na conversão de uma frase na voz ativa para a voz passiva analítica ocorrem algumas alterações: Voz ativa: Eu escrevi este livro. Voz passiva analítica: Este livro foi escrito por mim. Voz ativa: A professora corrigirá os testes amanhã. Voz passiva analítica: Os testes serão corrigidos pela professora amanhã.
Exemplos de frases na voz passiva. O trabalho foi realizado por mim. Todas as queixas foram ouvidas pelo responsável. Fez-se a receita de acarajé. Leram-se as indicações. A voz passiva pode ser classificada em analítica ou sintética, de acordo com o seu processo de formação.
Como começar a pedir parcerias para empresas?
Como saber se a hipérbole e horizontal ou vertical?
Como preparar o leite Nestogeno para bebê de 1 mês?
Como saber se o iPhone tá com problema na placa?
O que é polaridade de ligação?
Como se preparar para uma entrevista de emprego 2021?
Como se portar numa entrevista por vídeo?
Quais são os sintomas de hipertermia?
Como apresentar um ponto de vista em uma redação?
Como ser perfeita no trabalho?
Como se acostumar com a ausência de alguém?
Como se posicionar em uma resenha?
Como me preparar financeiramente para ter filhos?