Essa modalidade é composta pela seguinte estrutura: sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. Veja exemplos de frases construídas de acordo com a regra de formação da voz passiva analítica: O último pedaço de torta foi comido por mim.
Existem algumas diferenças estruturais entre a voz passiva analítica e a voz passiva sintética, como a construção da forma verbal. Observe as orações abaixo: (1) O culpado sempre é descoberto.
É importante ressaltar que somente os verbos transitivos diretos, que sintaticamente têm como complemento verbal objetos diretos, podem expressar a voz passiva. b) Voz passiva sintética ou pronominal: é formada pelo acréscimo do pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora, a uma forma verbal na 3ª pessoa.
Na conversão de uma frase na voz ativa para a voz passiva analítica ocorrem algumas alterações: Voz ativa: Eu escrevi este livro. Voz passiva analítica: Este livro foi escrito por mim. Voz ativa: A professora corrigirá os testes amanhã. Voz passiva analítica: Os testes serão corrigidos pela professora amanhã.
Exemplos de frases na voz passiva. O trabalho foi realizado por mim. Todas as queixas foram ouvidas pelo responsável. Fez-se a receita de acarajé. Leram-se as indicações. A voz passiva pode ser classificada em analítica ou sintética, de acordo com o seu processo de formação.
Qual árvore frutífera gosta de sol?
Qual número para falar com INSS?
Quais são as calças que estão na moda 2021?
O que é uma distância vertical?
Qual a diferença na pronúncia entre português e espanhol das letras A e O?
São requisitos formais extrínsecos da petição inicial?
Qual a diferença entre espumante frisante e champanhe?
Qual era a principal divergência entre o Norte eo Sul dos Estados Unidos?
Qual é o líquido mais inflamável que existe?
Qual a diferença entre um mini projetor e um projetor normal?
O que são plataformas digitais educacionais?