à é sempre utilizado isoladamente ( excepto: nas palavras às, àquele, àquela, àqueles, àquelas, àquilo ) – quando ocorre a contração da preposição a com o artigo definido feminino a, chamada crase ( à = a + a ). Ex: Não ler este artigo à pressa.
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a.
A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase. – Daqui a 10 minutos chego aí.
A forma correta de escrita é aquém de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem separação de termos e com acento agudo na vogal “e”. Notar que estamos a falar advérbio “aquém“, não de possíveis construções de “a” + “quem”. Aquém significa da parte ou do lado de cá; menor, abaixo.
á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
29 curiosidades que você vai gostar
Reticências são um sinal de pontuação que indica a interrupção de um pensamento e tem grande poder de sugestão. Elas também são usadas, por exemplo, na interrupção da fala de um personagem. Além disso, podem indicar hesitação, sugerir o prolongamento de uma ideia ou apontar a supressão de palavra(s).
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Observe: A moça que vi ontem no shopping estuda na minha sala. Substituindo o pronome relativo “que”, um objeto direto, pelo pronome “quem”, teremos: A moça a quem vi ontem no shopping estuda na minha sala.
O uso do pronome relativo “quem”
Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
Qual é a nascente do rio Tietê?
Como foi iniciado o processo de industrialização no Brasil?
Quais os grupos mais famosos de K-pop?
Qual a principal utilização do carvão mineral?
Qual é o conceito de linguagem?
Onde fica o curso de Psicologia da Uerj?
Quantas cargas da um carregador portátil de 10000mAh inova?
Como se escreve a palavra enterraram?
Quando o bebê começa a dormir a noite inteira?
Como saber se os contatos estão salvos na conta do Google?
Como é conhecido o período Paleolítico?
Qual estação estamos em novembro?
O que quer dizer ensino superior incompleto?
O que significa uma ironia cáustica?