Quando acompanhada pela preposição a, forma a locução adverbial a sós, que não se flexiona em número, sendo invariável. A sós significa consigo próprio, sem mais companhia. Exemplos: Meu avô quer ficar a sós.
adjetivo Sem companhia; sozinho: nunca estamos sós. substantivo masculino plural Aqueles que estão solitários ou sempre sozinhos. locução adverbial A sós.
substantivo masculino Solitário; aquele que está sempre sozinho; sem companhia: trabalho mais só deste escritório; era o mais só dos humanos. A sós. Descompanhados; sem a companhia de: estavam a sós no quarto. Etimologia (origem da palavra só).
Sozinhos é o plural de sozinho. O mesmo que: sós, abandonados, afastados, desabitados, desacompanhados, desamparados, ermos, isolados, largados.
Os três pontos correspondem a “S” e os três espaços a “O”. Mais tarde, a sigla começou a ser associada a termos como “Save our souls” (“Salve nossa alma”), “Save our seamen” (“Salve nossos marinheiros”) e “Save our ship” (“Salve nosso navio”), entre outras.
Enfim junto é um advérbio, enquanto em fim separado é uma locução adverbial.
A forma correta de escrita da palavra é somente, sem acento agudo. As palavras sómente e sòmente, acentuadas graficamente, estão erradas. O advérbio somente significa não mais que, sendo sinônimo de só, apenas, unicamente, tão somente e exclusivamente, entre outros.
Representando a função de advérbio, denota o sentido de “apenas”, “somente”, tornando-se invariável.
Uma forma informal de fazer uma afirmação, mesmo que okay, beleza, entendi.
A palavra "sozinho", no plural, não está incorreta. Quando a palavra está escrita como "sozinho", ela atua como adjetivo, tanto no singular quanto no plural. O plural é uma flexão de número do substantivo que determina um ou mais grupo de elementos, o "s" é a característica principal. Por exemplo: cadeira - cadeiras.
A palavra só, quando atua como adjetivo, tendo o significado de sozinho, desacompanhado e solitário, deverá concordar em número com o substantivo que caracteriza. O mesmo acontece se substituirmos o adjetivo só por um sinônimo, como sozinho. Exemplos: Meu avô está só. Meus avós estão sós. Meu avô está sozinho. Meus avós estão ...
A palavra só, quando atua como adjetivo, tendo o significado de sozinho, desacompanhado e solitário, deverá concordar em número com o substantivo que caracteriza. O mesmo acontece se substituirmos o adjetivo só por um sinônimo, como sozinho. Meu avô está só. Meus avós estão sós.
No entanto, é de uso generalizado em Portugal a expressão «por si só» — ou «só por si» — como locução adverbial, com o sentido de isoladamente, e, neste caso, invariável. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
Como fazer goma caseira para engomar?
O que escrever no convite de aniversário online?
O que acontece com quem faz gato de luz?
Pode molhar as folhas da samambaia?
O que usar para fazer etiquetas personalizadas?
Qual fita usar para fazer francesinha?
Como fazer o gelo ficar triturado?
Pode lavar roupa de couro na máquina?
Como saber se a pílula hora H fez efeito?
Como funciona a pontuação do VALORANT?
Como instalar norma NBR 6.023 no Word 2016?
Para que serve a pulverização?
Quanto tempo a pessoa fica com gaiola na perna?
Como funciona o pai do Banco Inter?