Goffman parte do pressuposto de que uma interação, ou seja, a influência recíproca dos indivíduos em contato, é estabelecida de acordo com uma definição prévia de hierarquias, papéis e expectativas envolvidas em cada encontro.
Para Goffman (1986), a sociedade é responsável por estabelecer os meios de categorizar as pessoas e os atributos tidos como naturais para os membros de cada uma dessas categorias.
A teoria da ação social, por Erving Goffman Como já dissemos anteriormente, ela defende que a conduta humana depende de seus cenários e relações pessoais. Portanto, estamos todos imersos em uma gestão constante da nossa imagem diante do resto do mundo. ... todos nós agimos tentando ser conscientes com a imagem pretendida.
A forma que Goffman explica no livro que as pessoas se apresentam em sociedade dá-se a partir da metáfora de uma performance de teatro. Assim, a vida é como um palco onde cada indivíduo é um ator que negocia sua atuação com uma série de constrangimentos sociais.
Resposta: No seu livro A representação do eu na vida cotidiana, Goffman sustenta a ideia de que a vida social do indivíduo, por consequência sua identidade, pode ser entendida como representação teatral.
Portanto, o estigma é a “situa- ção do indivíduo que é inabilitado para a aceitação social plena” e refere-se a “um atributo profun- damente depreciativo” (Goffman, 1982, p. 8), ou seja, é a condição de não possuir atributos consi- derados importantes por um grupo social (Becker & Arnold, 1986).
Portanto, o estigma é a “situa- ção do indivíduo que é inabilitado para a aceitação social plena” e refere-se a “um atributo profun- damente depreciativo” (Goffman, 1982, p. ... É uma visão pejorativa e parcial, que impossibilita a aceitação social do idoso e o marginaliza.
Importante destacar que Goffman distingue três diferentes tipos de estigmas: as abominações do corpo (deformidades físicas); as culpas de caráter individual (vontade fraca, desonestidade, crenças falsas, etc); estigmas tribais de raça, nação e religião.
Howard Becker (2008), a partir de uma abordagem teórico-metodológica interacionista, analisa a interação entre os que possuem poder de fundar regras sociais e aqueles que são alvo delas.
A ideia de identidade de George Mead é muito parecida com a de Goffman. Em ambas, pode-se afirmar que os indivíduos assumem diversas identidades, dependendo de uma determinada situação social em que estes mesmos indivíduos se encontram.
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