Na Antiguidade, os hospitais eram como santuários e templos onde se exercia a medicina teúrgica, como centros de aconselhamento e de cura. Inicialmente não havia um recanto próprio para pessoas enfermas. Geralmente os doentes eram agrupados junto com os miseráveis, órfãos e viajantes.
Especificamente, os antigos gregos acreditavam que a saúde era afetada pelos humores, localização geográfica, classe social, dieta, trauma, crenças e mentalidade. Acreditavam que as doenças eram "punições divinas" e que a cura era um "presente dos deuses".
Comandados por sacerdotes e religiosos, os monastérios passaram a servir de refúgio para viajantes e doentes pobres. Esses lugares possuíam um infirmitorium, onde os pacientes eram tratados, uma farmácia e um jardim com plantas medicinais.
A medicina na Grécia Antiga teve como expoente Hipócrates de Cós, considerado o “pai” desse tipo de saber e o principal teórico da diferença entre o normal e o patológico.
Ainda na Idade Média, por exemplo, a cura para diversas enfermidades era realizada através da sangria. Esse método consta da colocação de sanguessugas em cima da pele para que elas possam fazer a “limpeza” das impurezas.
A avaliação é realizada conforme as especialidades de cada setor e nos serviços a ser avaliado. Este deve ter recursos humanos compatíveis a sua resolutividade, equipe técnica qualificada, e é fundamental que o responsável técnico seja habilitado na área na qual atua.
Esses lugares possuíam um infirmitorium, onde os pacientes eram tratados, uma farmácia e um jardim com plantas medicinais. Foram eles que se tornaram modelo para os hospitais modernos. Na Idade Média, as ordens religiosas continuaram a liderar a criação de hospitais – calcula-se que só os beneditinos abriram mais de 2000.
Como funcionavam os jogos olímpicos na Grécia antiga? jeusouza12 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus.
Traçando com erudição de paciente e ilustrado pesquisador, que é, a história das instituições médico-sociais, desde a origem mais remota, o Autor nos oferece, de algum modo, e paralelamente, um interessante esbôço da própria evolução da Medicina e da Cirurgia, e suas especialidades.
O nome Hospital vem do latim “ hospes ”, que significa “convidado”. Daí deriva “ hospitalis ” (hospitaleiro) e “ hospitium ”, uma casa de hóspedes ou quarto de hóspedes.
Quais as principais doenças causadas por nematelmintos e platelmintos?
É possível definir o corpo com natação?
Quanto ganha um professor que trabalha 10 horas?
Quais foram as primeiras formas de orientação?
Pode tomar vitamina de frutas à noite?
Quantos bezerros posso colocar em um hectare?
Como classificar um argumento?
Como avaliar a potência muscular?
Quem é o personagem mais fraco de One Piece?
Como alargar calça de tecido mole?
Porque estrelas piscam e planetas não?
Qual a diferença de depósito judicial e consignação em pagamento para fins tributários?
Qual o produto para escurecer a barba?