A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois, revestidas por pedra talhada ou argamassa. Os tetos tinham forma de falsa abóbada.
A escultura maia era subordinada à arquitetura como elemento decorativo. Atualmente, as peças formam uma rica fonte de informação sobre a cultura da civilização. Em pedra, estuque e madeira, as esculturas da arte maia decoravam lápides, dintéis, frisos e escadarias.
Dos tipos de construções feitas com a contribuição artística da civilização maia, as mais relevantes são:As plataformas cerimoniais;Os palácios;Os grupos E;As pirâmides e os templos;Os observatórios astronômicos.
Principais Características. A arte maia apresenta um elevado grau de sofisticação, visto a época em que foi produzida. Ela envolve diversos materiais (pedra, terra, argamassa, gesso, madeira, terracota, cerâmica, papel, etc.) e técnicas.
As pirâmides maias eram fruto do grande conhecimento de matemática e arquitetura desse povo. Elas eram dedicadas aos deuses e não serviam como residência. Uma mesma cidade podia ter até dez pirâmides, dependendo da área ocupada.
36 curiosidades que você vai gostar
As pirâmides escalonadas são símbolos da arquitetura maia. ... As pirâmides eram, na verdade, um reflexo do grande conhecimento matemático na arquitetura maia. Uma mesma cidade poderia ter até 10 construções do tipo. Em Chichén Itzá, por exemplo, há o Templo de Kukulcán (também conhecido como El Castillo) e mais seis.
As construções da arquitetura asteca também tinham materiais característicos: diferentes tipos de madeira, principalmente cedro, cipreste, palmeira. Pinheiros e madeira de carvalho eram usados para a construção de vigas e portas; tezontle (pedra vulcânica colorida e fácil de cortar; formava a base das construções);
A arte inca, arte maia e asteca são as que mais se destacam nesse período. A arte maia usava materiais como a terra, a madeira, o cimento, o gesso, o papel, a pedra e a terracota. Assim como as outras artes, apresentava uma forte ligação com a religião e com os deuses.
Uma trama inclinada de pedras partia das plataformas em pelo menos um dos lados, contribuindo para a aparência bi-simétrica comum à arquitetura maia. Dependendo das tendências estilísticas que prevaleciam na área e época, estas plataformas eram construídas de um corte e um aterro de entulhos densamente compactado.
A base da economia dos maias era a agricultura, mas também havia grande movimentação com o comércio que era realizado entre as cidades-estado. O comércio entre os maias não utilizava moeda, mas a troca de mercadorias, e os valores de cada produto variavam em cada cidade.
A impressionante Pirâmide de Kukulcan
Localizado na cidade de Chichen Itza, este monumento maia é considerado uma das sete maravilhas do mundo, classificação formulada com base em seu grande valor histórico.
Em suas observações, os maias usavam alguns instrumentos primitivos semelhantes às balestilhas – duas hastes cruzadas -, com as quais os astrônomos-navegantes do século XVI observavam a altura dos astros.
Nas cidades maias eram erguidos templos de adoração. Neles ocorriam grandes celebrações públicas que marcavam diferentes épocas do calendário maia. O ano novo, por exemplo, era celebrado por uma diversidade de ritos que faziam referência ao nascimento e à fertilidade.
Praticavam o artesanato, especialmente a cerâmica, mas também faziam peças de metais. Igualmente, davam importância à vestimenta, na qual existia uma distinção muito clara entre as roupas dos nobres e as das pessoas comuns. Por fim, outra característica das sociedades pré-colombianas é o politeísmo.
Muitos historiadores apontam que o cálculo maia foi o primeiro a conceber a noção do numeral zero. A base de contagem era feita por um sistema vigesimal que organizava as ordens numéricas da matemática maia. A escrita maia representa uma das mais instigantes áreas do conhecimento desta civilização pré-colombiana.
Na arquitetura Maia encontram-se dois tipos importantes de construção: a dos templos em forma de pirâmides escalonadas, com grandes escadarias íngremes, que dão acesso ao topo onde pousa o templo, de planta retangular e na maioria apenas um andar.
Os maias nunca formaram um império propriamente dito, como os incas e astecas, porque sua organização política era baseada na ideia de cidades-estado. Ou seja, cada cidade era uma entidade administrativa independente, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites da própria cidade.
Elas eram compostas de diferentes materiais e formatos, além de serem representadas através de esculturas, cerâmicas e pinturas. Outro atributo inerente a arte asteca é o uso abundante de cores nas cerâmicas, pinturas de templos, nos utensílios religiosos e fardamentos de reis e soldados.
Após travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta e tinha no sacrifício humano um ritual extremamente importante.
Cultura e arte inca
A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos. Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.
Tornou-se uma cidade muito populosa que, urbanisticamente, se dividiu em quatro setores, com canais e ruas que dão acesso às margens do lago. O local mais importante é o centro cerimonial erguido no coração da cidade e que se encontrava ladeado de bairros com templos e casas de habitação.
Casas foram construídas com troncos e não foram separadas, resultando em uma grande sala. Os astecas considerariam o artesanato e o trabalho extraordinário algo muito valioso. Os astecas construiriam suas casas semelhantes às montanhas.
As construções das populações agrícolas eram feitas em adobe (barro e palha) ao passo que os lugares destinados à realeza e aos altos funcionários eram feitos em pedra.
Os maias ocupavam a península de Iucatã, na região que hoje corresponde Page 2 2 ao sul do México, Guatemala e Belize. Quando os espanhóis chegaram à América, essa civilização já estava em decadência.
Os maias. Calcula-se que atualmente haja cerca de 6 milhões de descententes maias. Eles habitam boa parte do que se conhece como Mesoamérica – o sul do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador. ... Entre os descendentes maias conhecidos internacionalmente está a prêmio Nobel da Paz guatemalteca Rigoberta Menchú.
Qual o custo de vida em Paris?
Como colocar 2 HD em um computador?
Qual o significado de quem nasceu dia 19 de abril?
Quem faz aniversário dia 22 de setembro que signo?
O que significa nascer no dia 29?
Quem tem direito ao aviso prévio de 45 dias?
Como cadastrar Cartão CCR metrô?
Como saber se você é uma pessoa generosa?
Como saber se a caixa de som está em curto?
Quais Iphones carrega por Inducao?
Quais são as regras do esporte educacional?
Qual o limite do cartão Atacadao?
Como fazer o cacto pegar raiz?
Qual o limite inicial do Cartão Pontofrio?