No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. O mecenato é o ato de patrocinar e investir em arte e cultura é conhecido como mecenato.
Artistas como Leonardo Da Vince, Sandro Boticelli, Michelangelo Buonarotti, Rafael Sanzio, entre outros, foram financiados pelos mecenas do Renascimento.
A Igreja Católica era um dos grandes financiadores desses artistas, assim como outros mecenas (termo que remonta ao patrocinador de artistas da época do imperador Augusto, Caio Mecenas), como os membros da família Médici – sendo Cosme de Médici o mais famoso entre eles.
Conhecidos como mecenas (referência a um patrocinador das artes na Roma antiga), essas pessoas tornaram-se protetoras da produção cultural renascentista, garantindo o sustento desses artistas. Em Florença, por exemplo, os Médici eram a família mais rica da cidade.
Como eram chamados os financiadores das Artes e das ciências na época do Renascimento? Os protetores da arte e da ciência são chamados de mecenas. Os mecenas foram muito importantes durante o período renascentista na Itália. Eles eram responsáveis pelo financiamento de vários artistas.
17 curiosidades que você vai gostar
Os protetores das artes eram os mecenas. Os mecenas forneciam essa proteção na forma de patrocínio que é concedido a artistas, escritores ou cientistas, a fim de permitir que desenvolvam seu trabalho.
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. Um dos melhores exemplos de mecenas é a família Médici.
Na Itália Renascentista quem eram os mecenas? Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época.
Os mecenas, ricos (reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses) que financiavam as artes, foram essenciais para o desenvolvimento da arte renascentista desse período.
Os mecenas, que eram os patrocinadores, dedicavam apoio financeiro para a literatura, produção teatral, ciências, esculturas, pinturas. Um tipo de vínculo que beneficiava os artistas, muitos daquele período passaram a viver somente desse ganho, e facilitava a expansão das obras.
Inclui desde Aleijadinho a por pintores realistas do século XIX, como Almeida Júnior, além de artistas contemporâneos como Nuno Ramos, Cildo Meireles, Adriana Varejão e Tunga.
Pintores, escultures ou retratistas, esses gênios fizeram história na cultura ocidental, se tornando os principais artistas do período.Leonardo da Vinci (1452-1519) ... Michelangelo (1475-1564) ... Donatello (1386-1466) ... Sandro Botticelli (1445-1510) ... Rafael (1483-1520) ... Ticiano (1488-1576) ... Caravaggio (1571-1610)
No renascimento o sistema das artes estava nas mãos de políticos e religiosos. ... Governantes europeus, o clero e, mais tarde, a incipiente burguesia, propiciaram apoio financeiro aos artistas, e, dessa forma, os “mecenas”, tornavam-se reconhecidos no meio social onde atuavam, principalmente, no meio religioso.
Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).
Os Mecenas eram os reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses poderosos, dotados de poderes econômicos, os quais financiavam e incentivavam as artes no período da Renascença.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
O termo surge em homenagem a Caio Mecenas (68 – 8 a.C.), principal conselheiro do primeiro imperador romano, Otávio Augusto. Rico e refinado, Mecenas cultivou o costume de apoiar financeiramente poetas e artistas.
As fases do Renascimento representam a divisão desse movimento artístico em três períodos: Trecento, Quattrocento e Cinquecento.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.
Os protetores das artes e das ciências eram chamados de Mecenas. Um Mecenas era qualquer pessoa ou grupo que investisse dinheiro ou nos artistas ou nos cientistas, provendo meios para que pudessem desenvolver o seu trabalho e foi muito comum no final da Idade Média e no início da Idade Moderna.
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.
Dessa forma, aqueles que moravam nessas localidades eram conhecidos como burgueses e, ao longo dos séculos, essa denominação passou a denominar os comerciantes e os homens ricos.
Artistas do RenascimentoLeonardo da Vinci (1452-1519) ... Michelangelo Buonarroti (1475-1564) ... Rafael Sanzio (1483-1520) ... Donatello (1368-1466) ... Sandro Boticcelli (1445-1510) ... Sofonisba Anguissola (1532-1625) ... Paollo Ucello (1397-1475) ... Masaccio (1401-1428)
Como podemos ver responsabilidade nos outros?
Como finalizar um cabelo ondulado nas pontas?
Como implementar o Controle Estatístico do processo?
Como ficou conhecida a coreografia de Pina Bausch?
O que diz a nova lei de terceirização?
Como é conhecida a Segunda Guerra Mundial?
Como polir corrente feita de moeda antiga?
O que poderia ser feito para preservar os biomas brasileiros?
Como polir um móvel de madeira?
Como ficou conhecida a escrita?
Quais as formas de transmissão de calor?
Como terminar a introdução de uma redação?
Quando os aposentados receberão a primeira parcela do décimo terceiro?
Como ficou a situação económica de Portugal após o fim da União Ibérica?