verbo transitivo direto e pronominal Expressar amor por: amava a esposa; nunca se amaram. Ter relações sexuais com: amou-o à noite; amaram-se no primeiro encontro. verbo pronominal Exprimir um amor-próprio exagerado: amava-se mais que aos demais. Etimologia (origem da palavra amar).
IndicativoPresente. euamo. tuamas. eleama. nósamamos. ... Pretérito Imperfeito. euamava. tuamavas. eleamava. nósamávamos. ... Pretérito Perfeito. euamei. tuamaste. eleamou. nósamamos. ... Pretérito Mais-que-perfeito. euamara. tuamaras. eleamara. ... Futuro do Presente. euamarei. tuamarás. eleamará ... Futuro do Pretérito. euamaria. tuamarias. eleamaria.
Significado de Amor
substantivo masculino Sentimento apaixonado por outra pessoa: sinto amor por você.
acasalamento, admiração, adoração, afabilidade, afeição, afeto, aficionado, afinidade, amado, amante, ambição, amizade, amorico, amoroso, anelo, apaixonado, apego, apetite, apreço, ardor, atenção, atratividade, atração, atribuído, aventura, avidez, bem-querer, benevolência, benquerança, caprichado, carinho, caso, ...
Significado de Amoroso
adjetivo Que sente amor; terno, carinhoso, meigo: sorriso amoroso. Propenso ao amor; que tende para o amor; amorável: gênio amoroso.
30 curiosidades que você vai gostar
Chegamos à conclusão de que o radical de dar é d, tal como o radical de amar é am.
O verbo amar é um verbo transitivo directo. Tipicamente, selecciona um complemento não preposicionado. Pode, no entanto, em contextos muito restritos, sobretudo no discurso religioso, ser usado com um complemento encabeçado pela preposição a: «Amar a Deus.»
Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.
Verbos regulares são todos os verbos que ao serem conjugados, não sofrem alterações em seu radical. ... Quando conjugamos os verbos amar (1ª conjugação), vender (2ª conjugação) e partir (3ª conjugação), estamos seguindo um modelo.
É um tempo verbal que faz referência às ações passadas
Diante disso, o pretérito mais-que-perfeito atua para indicar que a ação expressa que aconteceu em um tempo mais longínquo, antecedente, às outras ações indicadas por outros pretéritos.
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu. Carlos ofereceu o quê a quem?
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.
Quem gosta, gosta de alguém ou de algo, pois gostar é um verbo que exige a preposição de. Verbos que exigem preposições antes de seus complementos são chamados de transitivos indiretos. O mesmo acontece com o verbo assistir, seguido da preposição a. O complemento dos verbos transitivos indiretos é o objeto indireto.
No caso de AMAR, o R é a desinência modo-temporal do infinitivo.
Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
O radical não é um morfema, ele é o elemento básico que traz a significação nuclear de uma palavra e de sua família. Exemplo: Flor, floral, florista, florido, etc.
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.
O adjetivo é uma classe de palavras variável, pode flexionar-se em relação ao gênero (biforme ou uniforme), ao número (singular e plural) e ao grau (comparativo e superlativo). Sua principal função é acompanhar o substantivo, dando-lhe características ou apresentando algo que o particularize.
Quantas vigílias tem uma noite?
Como se fala bolsa pequena em Portugal?
Quanto tempo leva um processo de biodigestor?
O que uma câmera de celular precisa ter para ser boa?
Quais são as etapas do processo de organização?
O que fazer quando parece que a cabeça vai explodir?
Que horas fecha o mercado forex na sexta?
Como perder barriga de um dia para o outro?
Qual jogador tem mais gols de pênalti na história?
Quais são os deveres de um vigilante?
Quando digito a letra o Aparece o número 6?
Qual é a função do MAC na arquitetura de redes?
Qual é a origem do nosso planeta?
Como se escreve consertar ou concertar?