A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois, revestidas por pedra talhada ou argamassa. Os tetos tinham forma de falsa abóbada.
As pirâmides maias eram fruto do grande conhecimento de matemática e arquitetura desse povo. Elas eram dedicadas aos deuses e não serviam como residência. Uma mesma cidade podia ter até dez pirâmides, dependendo da área ocupada.
A escultura maia era subordinada à arquitetura como elemento decorativo. Atualmente, as peças formam uma rica fonte de informação sobre a cultura da civilização. Em pedra, estuque e madeira, as esculturas da arte maia decoravam lápides, dintéis, frisos e escadarias.
As cidades-estado dos maias viviam constantemente em guerra entre si e possuíam cada uma delas um rei diferente. O governante das cidades-estado era visto pelos seus súditos como uma encarnação dos deuses, o que o concedia plenos poderes sobre sua cidade.
Dos tipos de construções feitas com a contribuição artística da civilização maia, as mais relevantes são:As plataformas cerimoniais;Os palácios;Os grupos E;As pirâmides e os templos;Os observatórios astronômicos.
19 curiosidades que você vai gostar
A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois, revestidas por pedra talhada ou argamassa. Os tetos tinham forma de falsa abóbada.
Os maias ficaram muito conhecidos por possuírem conhecimentos muito avançados em áreas como Astronomia e Matemática. No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante.
Primeiro, a família real, incluindo ocupantes dos principais posto do governo e os comerciantes; em seguida, servidores do Estado, como dirigentes das cerimônias e responsáveis pela defesa e cobrança de impostos, na camada mais baixa,os braçais e agricultores.
Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica. Seu poder era repassado hereditariamente e os principias cargos administrativos eram por ele delegados.
Organização social e política
A sociedade maia dividia-se em classes sociais. A nobreza, possuidora de terras e cargos decisivos, era detentora dos mais altos títulos militares e religiosos. A maior parte da população era composta por camponeses, que sustentavam a nobreza, o clero, os comerciantes e os artesãos.
As pirâmides escalonadas são símbolos da arquitetura maia. Elas serviam como base dos templos religiosos mais importantes. Como vimos, os maias não usavam rodas ou ferramentas metalúrgicas para construir, mesmo quando seus projetos arquitetônicos eram de grande magnitude.
Escultura Asteca
Pedra e madeira eram os principais materiais utilizados pelos astecas na arte da escultura. As principais figuras esculpidas eram animais, homens, máscaras e deuses. A escultura frequentemente era associada à arquitetura, funcionando como adorno, ou seja, enfeites de grandes construções.
Nas cidades maias eram erguidos templos de adoração. Neles ocorriam grandes celebrações públicas que marcavam diferentes épocas do calendário maia. O ano novo, por exemplo, era celebrado por uma diversidade de ritos que faziam referência ao nascimento e à fertilidade.
Em suas observações, os maias usavam alguns instrumentos primitivos semelhantes às balestilhas – duas hastes cruzadas -, com as quais os astrônomos-navegantes do século XVI observavam a altura dos astros.
Esse chamava-se tzolkin, com 260 dias divididos em 13 períodos de 20 dias cada. O calendário maia também se baseava em dados lunares e no ciclo de Vênus, com 584 dias, além de outros ciclos que completavam sua compreensão da passagem do tempo.
As construções das populações agrícolas eram feitas em adobe (barro e palha) ao passo que os lugares destinados à realeza e aos altos funcionários eram feitos em pedra.
A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades cormeciais cuja classe dos comerciantes gozavam ...
Os maias nunca formaram um império propriamente dito, como os incas e astecas, porque sua organização política era baseada na ideia de cidades-estado. Ou seja, cada cidade era uma entidade administrativa independente, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites da própria cidade.
ImagensEstádio de Chichen Itza.Pintura Bonampak.Templo Grande Jaguar em Tikal.Templo dos Guerreiros.Uxmal.
A impressionante Pirâmide de Kukulcan
Localizado na cidade de Chichen Itza, este monumento maia é considerado uma das sete maravilhas do mundo, classificação formulada com base em seu grande valor histórico.
Os maias. Calcula-se que atualmente haja cerca de 6 milhões de descententes maias. Eles habitam boa parte do que se conhece como Mesoamérica – o sul do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador. ... Entre os descendentes maias conhecidos internacionalmente está a prêmio Nobel da Paz guatemalteca Rigoberta Menchú.
O que a análise dos sedimentos e dos corais mostrou foi que houve um período de seca extrema entre 800 d.C e 900 d.C, que coincide com o momento em que a civilização Maia começou diminuir. A partir daí, entraram em declínio económico e cultural, e perderam influência com a ascensão de outros povos.
Elas eram compostas de diferentes materiais e formatos, além de serem representadas através de esculturas, cerâmicas e pinturas. Outro atributo inerente a arte asteca é o uso abundante de cores nas cerâmicas, pinturas de templos, nos utensílios religiosos e fardamentos de reis e soldados.
Os astecas eram excelentes arquitetos. Os seus templos eram imensos, mas muito proporcionais. Esse senso de ordem e simetria era comum nas culturas mesoamericanas. As suas casas, construídas com troncos de madeira, tinham uniformidade, variando apenas no tamanho e na ornamentação.
Os astecas, ou mexicas, herdam alguns elementos da cultura maia, como os templos edificados em plataformas sobre pirâmides. ... Por isso, muitas das esculturas astecas têm ar macabro: é comum encontrar máscaras de crânios humanos decorados com barro ou crânios e cabeças de pedra com as órbitas vazias.
Como praticar a humanização na assistência?
Quanto se cobra em um projeto de interiores?
Como faz para simplificar uma expressão?
São princípios da escuta ativa?
Como se tornar um voluntário da AACD?
Como precificar um produto artesanal?
Como saber o caminho de um programa?
Como sintonizar o canal digital do SBT?
O que é mindfulness e Mindful Eating?
Como faço para substituir o ECD?
Como preencher a CAT via internet?
Como faço para saber o número do cadastro do imóvel?
Como pouco e já me sinto cheio?
Como ser um revendedor de Havaianas?
Qual é a margem de lucro de uma floricultura?
Como sincronizar o áudio adiantado ou atrasado?