Anos 1960. Mulheres: a modelo Twiggy revolucionou o imaginário feminino, impondo a magreza como o padrão a ser seguido. Os cabelos voltaram a ser mais curtos, e os lábios passaram a ser bem clarinhos, contrastando com os olhos, que deveriam ser bem valorizados.
Pele branca, seios fartos, coxas grossas e cintura larga configuravam o padrão da época. A sociedade esperava que as mulheres tivessem olhos grandes, pés pequenos, cintura fina, cabelo longo e bem escuro, dentes brancos e pele pálida. Um corpo arredondado, com quadris largos e seios grandes, era sinônimo de beleza.
Na Antiguidade, a beleza estava mais ligada aos conceitos de saúde. Na Grécia Antiga, o corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção. Nas mulheres, as curvas eram o ideal: seios volumosos e quadril largo eram sinais da capacidade física feminina de procriar.
O padrão de beleza no Brasil
Em média, as medidas das brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril.
A mutação dos padrões de beleza e os seus reflexos dentro do comportamento social. Acredite você ou não, mas no século XIV, durante o período renascentista, existia um modelo de padrão que se baseava no tamanho da testa. Quanto mais aparente ela fosse, mais bonita seria considerada a pessoa pela sociedade da época.
43 curiosidades que você vai gostar
Cada período histórico tem (ou teve) seu próprio padrão de beleza. O que era considerado bonito e atraente ontem, hoje parece estranho e louco. As loiras substituem as morenas, as gordinhas substituem as magras (e depois as magras voltam a reinar) e as mulheres com pele negra substituem as com pele branca.
A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências, desde problemas de autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum e perigosa da imposição do padrão de beleza.
O uso das máscaras de proteção contra a COVID-19 transformou os hábitos de cuidados com a face de seis em cada 10 mulheres: 35% passaram a usar produtos para proteger a pele, 33% focaram mais na maquiagem dos olhos e 21% trocaram o batom pelos produtos de hidratação dos lábios.
A dica aqui é usar mais volume na parte de baixo, use estampas e muitas cores em calças e saias. Já na parte de cima escolha tons mais escuros. Muito embora a liberdade feminina venha ganhando força com os movimentos feministas e de empoderamento da mulher, muitas ainda são reféns dos padrões de beleza.
Quantas ordens tem o número 7?
Como o psicólogo Diagnóstica o TDAH?
Como diagnosticar corretamente o couro cabeludo?
Quais os próximos lançamentos da Netflix?
Quando foi lançado o LG K12 +?
Quantas calorias têm 3 colheres de sopa de feijão carioca?
Qual a profundidade ideal para cuba de pia de cozinha?
Como Santa Catarina é conhecida?
O que significa Kota em Angola?
O que é Citric acid no cabelo?
Quais são as principais características do inverno?