Como todos os órgãos, o coração precisa de um fornecimento constante de sangue rico em oxigênio. A circulação coronária, um sistema de artérias e veias, fornece sangue oxigenado ao músculo cardíaco (miocárdio) e permite o retorno do sangue pobre em oxigênio para o átrio direito.
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.
O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro:
O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária. ... Sua contração garante o bombeamento de sangue, enquanto seu relaxamento permite que as câmaras encham-se dele.
O coração é um órgão cuja função e bombear sangue para todo o corpo e para o pulmão, onde é para o oxigenado. Para cumprir a sua função de bomba, é constituído na sua maior parte por músculo especializado, diferente dos demais músculos do corpo.
O miocárdio é uma das paredes do coração, representa a porção intermediária e mais espessa, entre o epicárdio e o endocárdio. Ele é constituído por músculo estriado cardíaco e consiste em feixes entrelaçados de células estriadas cardíacas, imersas em tecido conjuntivo altamente vascularizado.
O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração. As células musculares neste tecido são chamados cardiomiócitos.
O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores). Ele possui 4 faces: a face esternocostal (anterior), a face diafragmática (inferior) e as faces pulmonares direita e esquerda (laterais).
O coração funciona impulsionando o sangue através de dois movimentos: Sístole: Movimento de contração, em que o sangue é bombeado para o corpo; Diástole: Movimento de relaxamento, em que o coração se enche de sangue.
O músculo parece não conseguir extrair todo o oxigênio que é enviado pela circulação arterial durante os exercícios intensos. Isto significa que o sangue venoso drenado no músculo em atividade máxima não está totalmente sem oxigênio.
Então, em consumos elevados de oxigênio, os músculos extraem a maior parte (mas não o total) do oxigênio a eles fornecido. O consumo máximo de oxigênio durante os exercícios podem ser potencialmente limitados por diversos fatores, que podem ser patológicos ou mesmo psicológicos.
O oxigênio se difunde do sangue para o músculo, e a taxa de difusão depende da magnitude do gradiente da pO 2 entre o sangue capilar e a mitocôndria muscular (onde o oxigênio é utilizado na fosforilação oxidativa), assim como da distância em que o oxigênio deverá difundir-se.
Isto significa que o sangue venoso drenado no músculo em atividade máxima não está totalmente sem oxigênio. A porcentagem de saturação de oxigênio da hemoglobina no sangue venoso que sai do músculo cai de 50 a 60% no repouso para menos de 10% durante exercícios intensos.
Como provar óculos de grau online?
Como você acredita que a tecnologia de armazenamento estará no ano de 2030?
Quais são as palavras que têm encontro consonantal?
O que dizer para encantar um homem?
Como escrever a palavra serve?
Qual é o substantivo de chave?
Qual é o substantivo de limão?
Como se escreve sanfona ou sanfona?
Como posso saber se meu bebê já virou?
Como essas pinturas resistiram ao tempo?