As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.
Dentre as causas do fracasso desse sistema, podemos citar: Escassez de capital necessário para a instalação de uma atividade econômica rentável; A incapacidade de alguns donatários de atrair colonos; Em alguns casos, a hostilidade dos povos indígenas em algumas regiões.
O sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos e também com o abandono por parte de seus donatários. Os ataques indígenas também colaboraram para o fracasso, por que lutaram contra a invasão de suas terras. Depois do fracasso das capitanias hereditárias, foi estabelecido o governo geral.
Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens. ... No caso da colonização portuguesa da América, as sesmarias, além de pretender criar as condições para o cultivo das novas terras conquistadas, buscavam ainda povoar o novo território.
Isso se devia ao fato de não terem sido encontrados metais preciosos como foi o caso dos espanhóis nas suas possessões. O sistema de capitanias hereditárias foi implantado a partir da expedição de Martim Afonso de Sousa, em 1530.
O sistema de capitanias havia sido implementado pelos portugueses na Ilha da Madeira, nos Arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde. Assim, ficou estabelecido a criação de 15 capitanias e seus 12 donatários, uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções.
As Capitanias Hereditárias foi o primeiro sistema administrativo implantado por Portugal em terras brasileiras.
O ato de redimensionar as fronteiras das capitanias hereditárias moldou alguns estados litorâneos atuais. Finalmente, diante dos problemas de administração, a Coroa portuguesa resolve, em 1548, centralizar o poder e nomear um governador geral ( Tomé de Sousa) para o Brasil, iniciando uma nova fase da história colonial brasileira.
Quais são as usinas do Nordeste?
Qual a melhor vitamina depois do remédio de verme?
Como tingir o cabelo de forma natural?
Quanto custa um preenchimento de cicatriz?
Quais são os recursos ordinários?
Faz um milagre em mim versículo?
O que é a competitividade das empresas?
Como referenciar no Google Docs?
O que acontece se o autor não comparecer na audiência de instrução?
Como desbloquear o cartão do Santander?
Como advogado brasileiro pode advogar nos EUA?
Em quais hipóteses será aplicada a isenção do ICMS quando destinada a Zona Franca de Manaus?