Sendo assim, a educação em arte, na década de 70, mantinha o ensino de acordo com a visão política militar, evitando assim medidas políticas extremas de repressão contra professores que ousassem mostrar a real situação política do país aos seus alunos, considerados pelo poder vigente como professores subversores.
O ENSINO DE ARTE E AS DIFERENTES TEORIAS EDUCACIONAIS As teorias não-criticas são divididas em três tendências: a Tradicional, a Escola-Nova e a Tecnicista.
Em 1971, em apenas 30 dias, foi promulgada a Lei 5.692/71, em que a educação artística passava a ser uma atividade educativa, deixando de ser atividade complementar, passando a ser obrigatória no currículo escolar, abrindo demanda profissional qualificada para ministrar esta disciplina, pois era exigida formação ...
Os processos de ensino eram voltados ao mecanicismo e a base técnica era muito utilizada. Segundo Pessi (1994, p. 27) a Pedagogia Tecnicista tinha como propostas metodológicas “a copia, desenho geométrico, educação através da arte e livre expressão”.
O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor; competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem mas que tinham em comum, sempre, a reprodução de modelos.
Em 1996, a Lei nº. 9.394 (BRASIL, 1996, Art. 26, § 2º) estabeleceu que o ensino da Arte constituísse "componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
No Brasil se destacam duas tendências pedagógicas do ensino da Arte a a idealista liberal: propõe uma educação que garanta uma sociedade igual e democrática; e a realista progressista: surgiu nos anos 60 e propõe que escola pública seja responsável pela a conscientização do povo.
Aborda três propostas atuais para o ensino de arte: a Estética do cotidiano fundamentada por Richter (2008, 1999), na perspectiva da interculturalidade com foco nas experiências cotidianas; o estudo da Cultura Visual, fundamentado por Hérnandez (2007), como proposta de abordagem no ensino da arte com foco na análise ...
O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar).
Em 1996, a Lei nº. 9.394 (BRASIL, 1996, Art. 26, § 2º) estabeleceu que o ensino da Arte constituísse "componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
No entanto, mesmo que lentamente, essas mudanças colaboraram para os primeiros passos do ensino de arte na educação, pois nesse começo o ensino de arte foi focado apenas no ensino do desenho, incluindo o desenho no currículo e criando uma aula régia de desenho e figura.
ENSINO DE ARTES E A HISTÓRIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO . 1.0 Ensino de Artes e a História da arte na educação: Reflexões e contexto histórico. Para falar do ensino da história da arte é preciso primeiramente compreender a própria história do ensino de arte no Brasil.
Em relação ao ensino da arte, os jesuítas designavam maior importância às “artes literárias”, e a utilização da música, canto coral, teatro e o ensino do latim, dando mais importância a elas do que às artes e ofícios devido à ligação com a catequização.
Coisas que na nossa época não faziam porte nem do nosso vocabulário. Na nossa época a coisa era bem diferente. Segundo o artigo : A construção pedagógica dos anos 80 e 90 (do século XX) no Brasil.. de Marli Aparecida de Lima Chini, que pode ser conferido na integra no link Unioeste.
O que precisa estudar para ser dublador?
Pode passar álcool 70 em pontos?
O que comer na janta para perder barriga?
O que é a verdade em Fullmetal?
Quem tem pertinência temática?
Quantas calorias têm 3 colheres de arroz e 2 de feijão?
Quando cabe ação de prestação de contas?
Pode fazer bocejo com água oxigenada?
O que se sente quando se faz meditação?
Como faço para saber se tenho FGTS inativo pelo número do CPF?
Quais são as frutas que Diabético não pode comer?
Qual artigo da LDB fala sobre EJA?
Quem ajuda o próximo empresta a Deus?