Antes de existirem os dentistas e suas especializações em cada área, o tratamento dental era feito de forma amadora e até com certo requinte de tortura. Isso porque não haviam exames para identificar os problemas e tudo era resolvido com a “extração do elemento causador”, sem anestesia e às vezes, com as próprias mãos.
Mas havia opções menos nojentas, como compressas quentes, lavagens bucais e aplicações de vapor. Já se encontraram evidências, também, de que, por volta de 2700 a.C., os chineses usavam acupuntura para tratar das dores causadas pelas cáries.
Homens de Neandertal usavam "aspirina" para dor de dente.
É possível sim. A utilização de centro cirúrgico em hospitais para realização desse tipo de procedimento, se faz uma alternativa importante para alguns casos. Dentes em posição muito fora do normal (ectópicos), procedimentos com risco de fraturas ósseas, pacientes com necessidades especiais e outros.
Egito: As primeiras referências à odontologia no Egito datam de 3.700 a.C e foram encontradas, em manuscritos, citando problemas bucais, como dores de dente e feridas gengivais. Resy-Ra foi o primeiro homem a ser citado como profissional do cuidado dentário – o “primeiro dentista”.
Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário. Seu dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Terminada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.
O dentista observou que os índios tratam os dentes muito bem com carvão de cascas de várias outras espécies vegetais: darora (leptolobium nitens), angico (anadenanthera peregrina) e pau-rainha – uma leguminosa, de cor laranja, que só existe na savana roraimense.
Na Idade Média, as extrações de dentes eram realizadas sem anestesia, em público e por barbeiros. Para isso, era utilizado um instrumento amedrontador chamado "pelicano dental" e, mais tarde, uma "chave dental" - fórceps para a extração de dentes.
Para a maioria dos procedimentos odontológicos, a anestesia local é a mais utilizada. Já a sedação consciente é recomendada para casos em que o paciente tem pânico, por exemplo. A sedação pode ser feita tanto por via oral, através de comprimidos, como por uma injeção endovenosa.
Como é chamado o dinheiro que entra?
Qual o melhor horário para tomar suplemento de cálcio?
Como saber quantas vezes eu ouvi uma música no Spotify?
Como se chama o desemprego que surge em consequência da revolução?
Como saber a quantidade de palavras no Google Docs?
O que corta o efeito do carbonato de lítio?
O que escrever para divulgar uma loja?
Qual a utilidade do dedinho do pé?
Quantas gramas de creatina tomar por kg?
Como é o nome do chapéu da Bruxa em inglês?
Como tomar catuaba em cápsulas?
Quantas pessoas tem o nome Arthur no Brasil?
Como tomar o remédio Albendazol 40mg ml?
Como faço para saber quanto tenho de internet vivo?
Como excluir seguidores da página do Facebook?
Como saber o quanto de internet eu tenho Tim?
Qual era o Deus supremo dos indígenas?