Cubatão, antes do surto industrial de 1950, era uma típica pequena cidade do interior paulista. Vivia, principalmente, em função de sua agricultura. Para os paulistanos e santistas, o povo cubatense era caracterizado como caipira.
Cercada pela Mata Atlântica, a cidade era rica em recursos naturais e estava estrategicamente localizada: a apenas 40 km de São Paulo, maior berço econômico do país; e do Porto de Santos, o maior porto da América Latina, e por onde entram e saem grandes quantidades de mercadorias.
Antes da Revolução Industrial, o processo de produção era manufatureiro, ou seja, a produção acontecia em uma manufatura, na qual a produção era manual e o trabalhador realizava seu trabalho por meio de sua capacidade artesanal.
Notas: A industrialização da Cidade de Cubatão, começou com as indústrias pioneiras no setor agrícola, na primeira metade do século XX, com Costa Moniz, em 1912, Companhia de Anilinas e Produtos Químicos, em 1916. Já na década de 1920, surgiram as obras da Usina da Light e da Companhia Santista de Papel.
"Cubatão está localizada em um vale e cercada pela Serra do Mar. A topografia daqui cria um bolsão que não deixa as emissões (de gases) chegarem a um patamar mais alto na atmosfera", explica Marcos Cipriano, da Cetesb. Por isso, pesquisadores descrevem a cidade como "caldeirão" e "estufa".
21 curiosidades que você vai gostar
O termo foi criado pelo jornalista brasileiro Randau Marques para chamar a atenção da opinião pública para os problemas de saúde e o alto índice de mortalidade que a cidade de Cubatão, localizada dentro de um vale, sofria em decorrência da poluição ambiental.
11- Por que Cubatão se destacou como cidade de maior poluição atmosférica entre 1970 e 1980? Porque além de ser altamente industrializada, o relevo dificulta a circulação atmosférica, pois a cidade se localiza ao lado da Serra do Mar.
O Polo Industrial de Cubatão reúne empresas de cinco grandes setores: petroquímico, siderúrgico, químicos, fertilizantes e logística, além da produção de energia e da prestação de serviços. Muitos dos produtos que abastecem o mercado brasileiro são 100% produzidos em Cubatão.
Um dos casos mais conhecidos de consequências ambientais negativas da industrialização aconteceu em Cubatão na década de 1980, onde a instalação de indústrias de petróleo, fertilizantes, metais e diversas outras áreas de atuação, sem um controle da emissão de gases, gerou condições extremas de poluição atmosférica e ...
Assim, em menos de uma década, os resultados foram surpreendentes. Depois de ter sido rotulada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo, a mesma entidade, durante a Rio 92, reconheceu Cubatão como símbolo de recuperação ambiental, com controle de 98% dos poluentes lançados em seu ambiente. A cidade renasceu.
Após da 2ª Guerra Mundial, o termo Qualidade de Vida passou a ser associado ao melhor padrão de vida em relação a bens como casa, carro, salário, etc. Em seguida, foi usado para criticar políticas de crescimento econômico sem limites. Depois, mediu o desenvolvimento econômico, social, educacional, de saúde e de lazer.
O processo de industrialização ocorre geralmente quando há medidas públicas favoráveis à instalação de indústrias em uma determinada localidade, com o fornecimento de incentivos fiscais traduzidos em isenção ou redução de impostos, entre outros.
A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
O município que liderou o ranking de mais poluente do Brasil foi São Félix do Xingu (PA). Com pouco mais de 130 mil habitantes, o local lançou 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2 na atmosfera em 2018.
Cidades mais Poluídas do Mundo1º Lugar: Linfen, China. ... 2º Lugar: Tianjin, China. ... 3º Lugar: Sukinda, Índia. ... 7º Lugar: Norilsk, Rússia. ... 8º Lugar: Chernobyl, Ucrânia. ... 9º Lugar: Swmgayit, Arzebaijão.
Há 30 anos, Cubatão (58 km de SP) ficou conhecida como a cidade dos "bebês sem cérebro". Era tida também como uma das cidades mais poluídas do país. A relação foi quase imediata: especialistas apontaram as emissões das indústrias como o principal fator para o boom de casos de anencefalia.
malformações congênitas, de câncer no pulmão e doenças mentais começou a ser estudada. Mas a partir da década de 80 a anencefalia, uma doença que produz natimortos sem cérebro, e os poluentes químicos emitidos pelas indústrias de Cubatão começaram a ser relacionados, chamando a atenção da comunidade científica.
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d água.
A cidade de Cubatao - SP faz parte ativa e integrante no quadro de municípios brasileiros, contando hoje com 9.048 empresas ativas!
Indústria e desenvolvimento
Indústrias de automóveis, petróleo, alimentação, confecção, metais e gesso são algumas das vertentes em que o nordeste lidera. Enquanto Recife é responsável por quase 95% da produção de gesso para todo o país, o Rio Grande do Norte produz os mesmos 95% de sal marinho para todo o Brasil.
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
O lançamento de carga orgânica em corpos d água atingiu o objetivo proposto no início do Programa de Controle de Poluição, com redução de 92,5%. No mesmo período, houve 28,3% a menos na captação de água e aumento de 65,6% na recirculação da água no processo produtivo, somado à captação de águas pluviais.
As emissões de poluentes chegaram a cair 90% e, com elas, os números de pessoas com doenças respiratórias e de bebês comprometidos. Cubatão perdeu o posto de cidade mais poluída do mundo - e até mesmo do Brasil, segundo dados de 2014 da Organização Mundial de Saúde.
O Porto Geral de Cubatão teve a sua origem na primeira metade do século XVIII. Ao seu lado, desenvolveu-se um povoado, por muito tempo conhecido por essa denominação. Era ali que as cargas e mercadorias trocavam as balsas que vinham do porto pelo lombo das mulas que formavam as tropas que subiam a Serra do Mar.
O que ensinar na aula de robótica?
Quem paga os 40% em cima do FGTS a Caixa ou a empresa?
Quais os signos mais artísticos?
O que fazer para dilatar o canal da urina?
Quantos anos Kate tinha no Titanic?
Quando o funcionário é transferido para outra empresa?
Pode correr todos os dias da semana?
São requisitos intrínsecos dos livros empresariais?
O que quer dizer o nome Rafael?
Quais são as fontes de poluição do Rio Tietê?
Quais os tipos de ondas de cabelo?
Qual carne substitui o coxão mole?
Quantas calorias tem 120g de peito frango?
Qual a diferença entre sistema de abastecimento de água SAA e Solução Alternativa Coletiva SAC )?
Qual a diferença entre cinema e fotografia?