A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII, e difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV.
Suas raízes se encontram na Inglaterra no final da década de 1970, carregando uma grande mistura de expressões alternativas, literárias, artísticas e musicais. Surgiu no underground do início da década de 1980 em clubes noturnos da Inglaterra como o Batcave, e se consolidou com o culto ao pós-punk e ao rock gótico.
Sua estrutura rústica, pontiaguda trouxe estranheza a algumas pessoas. Esse incomodo, portanto, veio de forma positiva, pois, começaram a relacionar a arte aos bárbaros o que acabou gerando o nome da “Arte gótica”. A palavra “gótico” é derivada de “Godos” e é uma deformação fonética da palavra “Argoth”.
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.
Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.
A pintura gótica irá se delinear claramente em meados de 1350, quando terá lugar fora da arquitetura, à qual adornava murais, afrescos e vitrais.
1º Período – De 11, denominado de período de transição ou gótico primitivo. 2º Período – De 12, denominado de período gótico lanceolado. 3º Período – De 13, denominado de período gótico irradiante.
A arquitetura gótica no Brasil aconteceu no final do século XIX, inspirada na arte gótica do período medieval.
As pinturas são incluídas ainda nos vitrais, uma das principais formas de arte gótica. O vitral é uma das principais formas de arte gótica. O uso do material não surgiu no período, mas encaixou-se perfeitamente a ideia de iluminação das as igrejas, além de dar os diferentes tons de cores ao ambiente.
Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas. A pintura gótica irá se delinear claramente em meados de 1350, quando terá lugar fora da arquitetura, à qual adornava murais, afrescos e vitrais.
A Abadia da Saint-Denis, na França (cerca de 1140) é considerada o marco da arte gótica. Posteriormente, a Arte Gótica irá se expandir para Inglaterra, Alemanha, Itália, Polônia e Península Ibérica. Contudo, esta arte grandiosa somente foi possível após a solidificação das monarquias. Isso permitiu o desenvolvimento comercial e urbano, ...
Qual a diferença entre a arte gótica e a arte românica? A principal diferença é que a arte românica foi imaginada e criada para o campo e, devido ao contexto histórico, a gótica foi criada para os centros urbanos.
Qual episódio Ross conhece Emily?
Por que as orquídeas ficam constantemente floridas?
O que acontece se ficar abaixo do peso?
Como colocar a faixa no joelho?
Como saber se minha palmeira morreu?
Como usar uma folha quadriculada?
Como usar o Procv no Libreoffice?
Para que serve a ferramenta fatia Illustrator?
Como usar a ferramenta Siga-me?
Como saber se a panela de inox tem níquel?
Como colocar logaritmo em Excel?
Como saber se meu nariz e negróide?
Como saber se uma parede tem viga?
Como usar a função arredondar para baixo no Excel?
Porque sai do WhatsApp e continuo online?
Qual o coeficiente que determina o local onde a parábola corta o eixo das ordenadas?
Como utilizar a pitaya para emagrecer?