Ezequiel, era um sacerdote que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 5 AC. Diz-se que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar que corta a cidade de Babilônia.
E no tempo do profeta Ezequiel (entre593 a565 AC) a cidade de Jerusalém foi tomada pelos babilônicos, e o profeta viveu na Babilônia onde os israelitas haviam sido levados como prisioneiros. ... As mensagens do profeta eram direcionadas a todo povo que vivia ali na Babilônia e aos moradores de Jerusalém.
Ezequiel for deportado para Babilônia com cerca de 26 anos em torno de 597 a.C., ele era um sacerdote e via de regra os sacerdotes começavam a servir no templo aos 30 anos. Sendo assim, quando Ezequiel começa seu serviço no templo ele está na Babilônia, após 5 anos de exílio e a cerca de 1100km longe de Jerusalém.
Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
“Eu sou a ressurreição e a vida...” disse Jesus. Assim, a profecia se divide em duas etapas. Deus ordena a Ezequiel que profetize aos ossos dizendo: “Ossos! ... mas são “ossos secos”, porque quem vive de forma distorcida a verdade do evangelho, na verdade, não vive.
Então, me disse: 'estes ossos são toda a casa de Israel'. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o senhor: eis que eu abrirei os vossos sepulcros e vos farei subir das vossas sepulturas.
É bem possível que o profeta Ezequiel começou seu ministério profético com a idade de 30 anos. Caso isso esteja correto, então ele tinha entre 25 e 26 anos quando foi deportado para a Babilônia. Em seu livro, o profeta se mostra bastante familiarizado com os preceitos da religião judaica e com o Templo de Salomão.
Tinha a missão de levar a mensagem de um Deus que fortalece, mesmo quando a nação estava em exílio e se opunha totalmente à sua glória. Conheça um pouco mais sobre a história do profeta Ezequiel neste post e seja edificado com esse incrível exemplo de submissão à força e à glória de Deus!
A vida de Ezequiel não foi fácil. Muitas de suas mensagens eram de condenação de destruição e o povo não queria aceitar o que dizia. No entanto, Ezequiel se manteve fiel e obedeceu a tudo que Deus lhe mandou fazer e não deixou de pregar para o povo.
O cristianismo vê Ezequiel como um profeta, e o judaismo considera o seu livro como parte de seu cânone, considerando-o o terceiro dos principais profetas. O islamismo fala de um profeta chamado Dhul-Kifl, que costuma ser associado com Ezequiel.
Quais frutas O Brasil importa?
Quais são os 3 pressupostos das Campanhas da fraternidade?
Quais são os Anjos de cada signo?
O que é o condicionamento respondente?
Qual é a fase mais difícil do Candy Crush?
Quais são as principais apresentações de cosméticos?
Porque o pé de laranja não dá fruto?
O que pode causar o estresse oxidativo?
Quais são os elementos técnicos e táticos do Basquetebol?
Quem são os filhos de Ronnie Von?
Quantos navios têm a Marinha dos EUA?
Quais são as madrinhas de batismo?
Como medir os decibéis do som?
O que é conectivo de conclusão?
Quanto tempo dura o efeito do Bravecto?
Como saber se meu auxílio emergencial foi cortado 2021?