O metrô funciona com o ticket unitário, que pode ser comprado nas cabines dentro das estações, ou então com o Bilhete Único, que é um cartão que você carrega com o valor ou tipo de cota desejada e usa nos ônibus, trens e metrôs.
Para evitar filas, compre sempre a passagem de ida e volta – ou quantas precisar – de uma única vez. Tanto para fazer conexões com outras linhas do metrô, ou até mesmo para as linhas de trem da CPTM, não é necessário comprar outra passagem.
Na maioria dos casos, o sistema funciona por motores elétricos. Além dos trilhos que conduzem os vagões, existe o que comumente é conhecido como terceiro trilho, por onde passa a tensão que energiza os trens, através de uma peça de metal acoplada aos vagões, que recebem a energia e fazem girar os motores.
As estações onde a baldeação pode ser realizada costumam ser indicadas com um grande ponto branco, sobre as linhas que passam por lá. Em alguns poucos casos, é possível que duas linhas passem numa mesma estação, mas a baldeação (gratuita) não seja possível. Nesses casos, não haverá esse ponto branco no mapa.
Como andar em São Paulo? Para se locomover dentro da cidade de São Paulo, tanto o morador quanto o turista pode utilizar os transportes públicos que, geralmente, são de boa qualidade e com muita frequência. Existem os horários de pico durante a semana.
O "Direto do Metrô"é um sistema que informa sobre ocorrências operacionais, em tempo real, que afetam a circulação dos trens em uma linha, causando interferências na viagem habitual dos usuários. Falhas breves e localizadas não são exibidas nesse informativo, pois seu principal objetivo é alertar o público que pretende usar o metrô.
Se você planeja usar o transporte público com frequência, a melhor opção é comprar um cartão MetroCard, válido para o metrô e os ônibus. Tanto o metrô como o ônibus funcionam as 24 horas do dia. À noite, nem todas as saídas do metrô estão abertas e você tampouco encontrará funcionários durante a madrugada.
Falhas breves e localizadas não são exibidas nesse informativo, pois seu principal objetivo é alertar o público que pretende usar o metrô. Mais acessível e prático, acesse o site do Metrô pelo iPad, smartphone ou celular comum. Política de comunicação ao público sobre anormalidade no Metrô de São Paulo
Agora também é possível usar o metrô ou CPTM com QR Code. O bilhete comum, Unitário, é adquirido nas bilheterias da estação ao custo de R$ 4,40 e é utilizado para uma viagem por toda a malha metroviária da Grande São Paulo. Com este bilhete é possível acessar todas as linhas do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Qual é a pressão normal de uma pessoa?
Quais os tipos de sistemas de irrigação por aspersão convencional?
O que significa interrupção da prescrição?
Como funciona a invisibilidade da Evelynn?
Como é o plano de carreira da Hinode?
Para que serve os satélites artificiais como eles são colocados em órbita na Terra?
Como os primeiros habitantes chegaram ao continente americano Brainly?
Como os romanos chamavam o deus Dionísio?
Como era a comunicação no Império Romano?
Quais são as membranas que envolvem o músculo?
Qual o exame para detectar Salmonella?
Como os primeiros humanos se alimentavam e armazenavam seus alimentos?