Para descobrir o que de fato causa o problema, você deve analisar uma série de efeitos, até chegar ao início de tudo. É assim que a técnica dos 5 Por Quês funciona. A ideia é repetir a mesma pergunta que dá nome ao método ao menos cinco vezes para que se compreenda a causa raiz.
Em termos práticos, o processo de Análise de Causa Raiz pode ser definido, em um âmbito geral, como:
Realizar a análise de causa raiz de um problema é encontrar a principal causa que originou uma não conformidade e, para tanto, é necessário fazer uso da experiência ou conhecimentos. Diante disso, iremos verificar algumas técnicas que podem auxiliar nesta importante tarefa.
Etapa para fazer uma Análise de Causa Raiz
Com a resposta do primeiro “por quê” formada, utilizando essa mesma abordagem, pergunte “por quê” sucessivamente, quantas vezes mais for preciso, até a identificação da causa raiz do problema. Ou seja, para a resposta de um porquê (motivo), deve-se perguntar novamente o “por quê” desse motivo e assim sucessivamente.
Os 5 porquês é um método que consiste em, após definido exatamente o problema, questionar o porquê por cinco vezes, até que se encontre sua verdadeira causa. A técnica dos 5 porquês foi criada pela Toyota na busca pela qualidade plena de seus processos e surgiu em meados da década de 70 no Japão.
2) Causa(s): A(s) razão(ões) pelo problema ter ocorrido (PORQUÊ) Extremamente importante descobrir todas as razões do porquê o problema aconteceu, para assim, encontrar formas efetivas de combatê-las. ... É a causa mais básica, ou seja, a razão para a ocorrência do problema.
Diagrama de espinha de peixe de causa e efeito. Outra técnica comum é criar um diagrama de espinha de peixe, também conhecido como diagrama de Ishikawa, para mapear visualmente a relação de causa e efeito.
Usualmente há dois tipos de causas:Causa Específica Aquela que gera o problemaCausa Sistemática Provocada pelo desenho do produto/processo de manufatura que permita sua ocorrência. Encontrar a Causa Raiz de um problema É definir o problema e suas causas principais, e para isto é necessário fazer uso da experiência/conhecimentos técnicos.
Teste a lógica de todas as causas possíveis Agora que você já coletou um grande número de dados, identifique suas prováveis causas e observe qual delas se sustenta sozinha. Se mais de uma causa surgirem como prováveis, opte pela mais plausível. 6. Aplique uma solução para a causa do problema
Aplique uma solução para a causa do problema Se você já possui uma ou duas possíveis causas para o problema, escolha uma delas e aplique-lhe uma solução. Aguarde e observe os resultados. Analise e verifique se houve resultados positivos em relação a solução aplicada pro você.
É definir o problema e suas causas principais, e para isto é necessário fazer uso da experiência/conhecimentos técnicos. Usar todo tipo de ajuda para pensar, especialmente o “Brainstorming”. Em alguns casos, a equipe de trabalho poderá desenvolver um diagrama de causa e efeito para identificar a causa raiz.
Qual o FCK mínimo para concreto estrutural?
Como eu leio as mensagens da caixa de entrada do Gmail?
O que aconteceu em 1821 em Portugal?
Como formar adjetivos a partir de substantivos terminados em Dade?
Quais os sinais de alerta do AVC?
O que são fatores de virulência Cite 3 exemplos?
Quais as características que um animal possui que o diferencia de outros seres vivos *?
Como fazer um Sharingan na vida real?
Qual são as brincadeiras antigas?
Como pintar parede The Sims 4 Xbox One?
Como cuidar do cristal ametista?
O que uma pessoa sente quando está com depressão?
O que significa Ananda em sânscrito?
Qual o valor normal da pressão sistólica?