- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia. - Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia.
Ler em voz alta pode aprofundar a compreensão da língua. Uma palavra tem muitos níveis diferentes de significado – sua gramática, sua definição literal, sua conotação e seu som. Quando a criança se ouve enquanto lê, ela tem uma compreensão mais completa das palavras.
Ler e reler em voz alta ajudam a melhorar a compreensão do texto. Uma grande aliada do trabalho com fluência na escola é a leitura em voz alta, pois permite ao aluno preparar-se para ler, ensaiar, compreender para comunicar e expressar a outros um sentido.
A escolha dos textos requer cuidados especiais. "Devem ser obras bem escritas, que encantem as crianças. E é importante que o professor também conheça e aprecie a história", orienta Ana Flavia.
A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados.
leitura em voz alta, escolha livros com textos curtos e acompanhados de imagens que ilustrem a narrativa.
A criança pequena que ouve a leitura em voz alta também está, de certa forma, lendo. No sentido de que escuta a linguagem escrita e compreende aquilo que está sendo lido. As crianças exercitam também a aprendizagem por meio da repetição e da imitação.
Resta, então, definir qual o melhor momento da rotina para a leitura em voz alta, lembrando sempre que a quantidade de vezes em que ela é realizada é menos relevante do que a qualidade da situação didática. A escolha dos textos requer cuidados especiais. "Devem ser obras bem escritas, que encantem as crianças.
Se o estudante optar por ler um texto em voz alta, poderá encontrar camadas mais profundas de significado nas palavras. Quando faladas, elas assumem uma vida própria fora da página escrita e se tornam parte do leitor e, inevitavelmente, através da compreensão, tornam-se parte do seu vocabulário e influenciam o uso da linguagem.
Dessa forma, ler em voz alta também traz benefícios para o desenvolvimento das habilidades de escrita e oratória dos estudantes. Então, nada melhor que preparar atividades de leitura em voz alta para serem compartilhadas na sala de aula ou no cantinho da leitura, por exemplo.
Quando faladas, elas assumem uma vida própria fora da página escrita e se tornam parte do leitor e, inevitavelmente, através da compreensão, tornam-se parte do seu vocabulário e influenciam o uso da linguagem. Dessa forma, ler em voz alta também traz benefícios para o desenvolvimento das habilidades de escrita e oratória dos estudantes.
Sinais vitais que não variam com a idade?
Quais as diferentes funções do sangue?
O que o calor do interior da Terra provoca?
Quais os riscos de uma Alectomia?
O que acontece quando o boleto vence?
Quais são os materiais semicondutores?
Quantos kg pesa 1 litro de água?
Quais são os 4 processos do conhecimento?
Como consultar seu CPF no Banco Central?
Como dar carinho a namorada por mensagem?
Qual é o dever de um advogado ao seu cliente?
Quais os projetos que podemos desenvolver na escola para melhorar o nosso ambiente?
Como saber se o hambúrguer está pronto?
Qual é o poder do kwami do boi?