Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
Regras especiaisQuando os substantivos terminarem em –r, ou -s, ou -z, fazem o plural com – es. ... Quando os substantivos forem terminados em -al, -el, -ol ou -ul, fazem o plural trocando o -l por -is. ... Quando os substantivos forem terminados em -il, temos duas outras regras importantes.
A regra básica do “acrescente um s ao final” não cabe em alguns plurais de palavras. Há muitos vocábulos que exigem uma maior atenção ao serem colocados no plural. Vejamos alguns casos: Aluguéis ou alugueres – as duas são corretas.
Ele tem um chapéu que parece um pires. – Eles têm dois chapéus que parecem dois pires. Por que, quando é ele, o “tem” não tem chapéu e, quando são eles, o “tem” tem chapéu? E ela me dizia que o chapéu (acento circunflexo) que o verbo usava era para mostrar que ele estava no plural.
O pronome de eu pode ser nós ou eus. A palavra eu pode funcionar tanto como pronome como substantivo. No caso de ser um pronome, seu “plural” seria o pronome nós. No caso de ser um substantivo, sua forma plural é eus.
44 curiosidades que você vai gostar
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.
Limãos ou limões, cidadãos ou cidadões, refrãos ou refrões? As palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.
As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.
Compete à relação harmônica entre o sujeito e o verbo da oração. Quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar, e o mesmo acontece para o plural.
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.
Apenas deverá ser acentuada graficamente a forma no plural vêm. Está errada a escrita da palavra vém, com acento agudo. Apenas os verbos derivados de vir são acentuados na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Pães é o plural de pão.
Irmãos é o plural de irmão.
Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra arroz . O professor explica que o correto é arrozes , uma vez que, no caso das palavras terminadas em z , o plural é formado com o acréscimo da terminação es .
sabões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Significado de Plurais
Plurais é o plural de plural. O mesmo que: compostos, diversificados, múltiplos.
O plural é uma flexão gramatical de número (como o singular e o dual) da palavra que se refere a mais de uma coisa. Exemplos de palavras no plural: troféus (de troféu), pastéis (de pastel), carros (de carro), andavam (de andava), andaram (de andou) etc.
ca·chor·ro·-quen·te |ô| [ Culinária ] Sanduíche de salsicha, geralmente feita num pão alongado. Plural: cachorros-quentes |ô|. Plural: cachorros-quentes |ô|.
Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles).
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Feminino: ela |é|. Plural: eles |ê|, elas |é|.
eu[Gramática] Primeira Pessoa do Singular.[Por Extensão] O modo que assume a personalidade (de alguém) num certo momento: meu eu de criança já não existe mais.[Psicanálise] Segundo Freud, do mesmo significado de ego.[Literatura] Eu lírico.
Como o companheiro pode ajudar no parto?
Quantos EPS dura a quarta guerra ninja?
Como o ser humano afeta e desequilibra o ciclo do carbono?
Quantos Oscar O Mágico de Oz ganhou?
O que significa o comportamento de manada?
Como termina Jezebel em Chocolate com pimenta?
Como comportamento de Eros em relação à Psiquê se modifica ao longo do mito?
Como termino lá série Dawson's Creek?
Como o behaviorismo compreende o comportamento?
Como se resolve o complexo de Édipo?
O que acontece em Toy Story 3?
O que produz o complexo de Golgi?
Quais são os eventos que ocorrem na espermiogênese?
Como termina the Sinner 3 temporada?
O que acontece com Julinho em Éramos Seis?
Por que a fiscalização dos recursos públicos tem de ser feita também pela sociedade?