COMO FAZER UM MAPA DE RISCO?
Elaboração: o Mapa de Risco deve conter, para cada setor, um gráfico com círculos coloridos referentes a cada tipo de risco e seu grau de periculosidade.De preferência, o Mapa de Risco deve ser feito a partir da planta da área. No entanto, no caso de ausência do projeto arquitetônico, pode ser feito um croqui do local.
Etapas Para Elaboração Do Mapa de Risco
O que é mapa de risco? Trata-se de uma representação gráfica, em planta baixa, do layout de todos os ambientes de uma empresa, indicando os tipos e grau de risco que cada local oferece ao trabalhador. Para fazer essa indicação, o mapa de risco empresarial é ilustrado por meio de círculos e cores.
O Estalo Risco Design é uma ferramenta indispensável, pois de uma forma fácil e confiável, auxilia na criação do Mapa de Riscos. O desenho da planta baixa e os riscos do ambiente são criados dentro de único sistema, com auxílio de assistente e ferramentas específicas, ou mesmo da importação de arquivos CAD.
Já as cores são utilizadas para ilustrar o tipo de risco ao qual o trabalhador está exposto, e são utilizadas da seguinte forma:
Algumas pessoas que conseguem fazer o Mapa de Risco até com o Microsoft Word, outros que optam pelo Power Point, Corel Draw, em fim, o programa é o de menos, o mais importante é fazer passo a passo, sem pressa ou correria.
O Estalo Risco Design é uma ferramenta indispensável, pois de uma forma fácil e confiável, auxilia na criação do Mapa de Riscos. O desenho da planta baixa e os riscos do ambiente são criados dentro de único sistema, com auxílio de assistente e ferramentas específicas, ou mesmo da importação de arquivos CAD.
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.
A finalidade do mapa de risco é conscientizar o trabalhador sobre os riscos, contribuindo para eliminá-los, reduzi-los ou controlá-los. Graficamente, isso significa a eliminação ou diminuição do tamanho, quantidade dos círculos.
Compreenda o seu valor e aprenda como fazê-lo de modo correto e adequado. Para você entender de uma forma clara e objetiva como fazer um mapa de risco preparamos um passo a passo de como fazer um mapa de risco para um melhor entendimento. Vamos agora aprender como fazer um mapa de risco passo a passo.
O Mapa de riscos deve ficar em local visível de preferência na entrada de cada setor para alertar as pessoas que ali trabalham ou até mesmo visitantes sobre os riscos de acidentes em cada ponto marcado com os círculos. O objetivo final do mapa é conscientizar sobre os riscos e contribuir para eliminá-los, reduzi-los ou controlá-los.
Um programa que eu utilizei e achei bem intuitivo, com várias ferramentas e fácil de usar, foi o Microsoft Visio Viewer, o legal desse programa que além de ele ser fácil, o mapa de risco fica bem feito e bonito.
Eu já escrevi em outro post a respeito das múltiplas aplicações da gestão de risco, dando exemplos de onde eles podem ocorrer, não importa de qual setor seja sua empresa ou em qual departamento você trabalhe. Mas nesse post, eu quero introduzi-los a um guia prático que consiste em 12 etapas para você elaborar um plano de riscos.
A onu foi fundada por quantos paises?
O que fazer apos mordida de cachorro?
Quanto ganha um enfermeiro na suiça?
Quanto custa onibus em londres?
O que fazer em portugal no verao?
Como carregar paypal por multibanco?
A idade do cachorro equivale a quantos anos?
Com quantos anos posso ter uma conta no banco?
O que é sumário executivo plano de marketing?