4.2 DEFINIÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO INDICADOR DE SAÚDE A SER AVALIADO
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência Morbidade / gravidade / incapacidade Nutrição / crescimento e desenvolvimento Aspectos demográficos Condições socioeconômicas Saúde ambiental Serviços de saúde.
A análise dos dados da saúde pode ser realizada das seguintes formas: Através da observação direta de um indivíduo (por exemplo: estado clínico, número de buscas pelos serviços de saúde);
Podemos definir Indicadores de Saúde como instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
O nível de saúde de um país é avaliado por meio de alguns indicadores, como a mortalidade infantil e a expectativa de vida. A expectativa de vida é um indicador dramático da pobreza que atinge expressiva parcela da população.
São indicadores para o ano de 2020: I - proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; II - proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; III - proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; IV - cobertura de ...
Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.
Principais indicadores de saúde · Indicadores demográficos: nessa área, destacam-se: taxa de mortalidade, esperança de vida, taxa de natalidade e de fecundidade, entre outros. · Indicadores sociais: utilizados como indicadores sanitários indiretos, como distribuição de renda, renda per capita.
Os indicadores de saúde foram desenvolvidos para facilitar a quantificação e a avaliação das informações produzidas com tal finalidade. Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde.
Podemos também realizar uma avaliação em relação a metas, objetivos, causas e tendências dos indicadores, colaborando assim para o planejamento e gerenciamento em saúde.
De acordo com TJTO (2010), os indicadores permitem a avaliação do desempenho da organização, segundo três aspectos relevantes: controle, comunicação e melhoria. Para a formulação de indicadores, é necessário um conjunto de passos para assegurar os princípios da qualidade. Seguem os passos definidos pelo TJTO (2010): 1.
Para interpretar um indicador, deve-se primeiro definir sua formatação, porém nunca se esqueça de tornar esse processo de visualização e interpretação o mais fácil possível.
Como elaborar um itinerário formativo?
Como criar um layout no Power Point?
O que preciso para montar uma fábrica de sorvete?
Como formar um grupo de jovens na igreja evangélica?
Como soltar um item no Minecraft?
Como funciona o mercado futuro de commodities agrícolas?
Como funciona válvula de spray?
Como funciona a caixa de música?
Como deixar o banheiro mais arejado?
Como funciona a zona de livre comércio?
Como funciona a válvula de retenção pilotada?
Como funciona a válvula do ar quente?
Como jogar o Alpha do Wild Rift?