Hoje, após 92 anos da sua introdução no Brasil (Charles Muller o trouxe para São Paulo em 1894), o futebol é visto pelos estudiosos como uma das três maiores expressões do nosso povo, ao lado da religião católica e do samba. Somos conhecidos como "a maior nação católica do mundo e o país do futebol com samba na veia".
Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais. A seguir, um artigo publicado pela FIFA no qual mostra a importância da prática do futebol.
O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.
O futebol também é um espelho da sociedade no que diz respeito ao comportamento das pessoas, e aqui é possível observar diferenças culturais entre países e até mesmo diferenças em um mesmo país, em épocas distintas. ... É essa a grandiosidade do futebol: sua capacidade de ser usada para o bem, para mensagens que fazem bem.
O Brasil é o país do futebol porque ganhou 5 Copas do Mundo. ... Nem por isso deixou de escrever algumas das mais belas crônicas da história do futebol brasileiro. Já consagrado como o maldito do teatro nacional, ele se importava somente com o drama, a tragédia e a paixão que o esporte provocava nas massas.
Ainda que de origem britânica, o Brasil ganhou o título de “país do futebol”, isso devido à paixão que o esporte despertou no brasileiro e a facilidade com qual ele se tornou parte da cultura do nosso país.
Mais do que saúde física, o futebol nos ensina valores, mostra que quando atuamos unidos, a vitória está mais próxima; que quando temos disciplina, foco e persistência, não existe adversário que possa nos parar; que a amizade, a simplicidade e o companheirismo, são mais importantes do que a conta bancária.
Mais do que saúde física, o futebol nos ensina valores, mostra que quando atuamos unidos, a vitória está mais próxima; que quando temos disciplina, foco e persistência, não existe adversário que possa nos parar; que a amizade, a simplicidade e o companheirismo, são mais importantes do que a conta bancária.
Um dos primeiros efeitos sociais que os clubes de futebol tiveram na sociedade foi o estigma da cor da pele. Durante as décadas de 19 houve um movimento conhecido como amadorismo marrom ou profissionalismo disfarçado.
O grande movimento de profissionalização do futebol teve início com a primeira Copa do Mundo realizada em 1930. O fato de a competição de 1930 ter sido realizada no Uruguai tem grande influência a respeito da difusão do esporte na América Latina.
No texto a seguir buscamos identificar e interpretar algumas das principais características sociais que o futebol possui em nosso país.
Quando a seleção brasileira ganhou os seus títulos em 1958, 1962, 1970 houve um sentimento nacionalista de que o futebol era a identidade dessa nação. O futebol era a válvula de escape através da qual o povo podia chegar ao sucesso.
Pode tirar maquiagem com soro fisiológico?
Como fazer anotações na tela do PC?
Como fazer para a tela do notebook voltar ao tamanho normal?
Por que os países da América Central são tão pobres?
Quais são os 54 países independentes da África?
O que é a microestrutura de um material?
Qual foi a maior descoberta do cientista Albert Einstein?
É possível renunciar à decadência?
Qual a cidade natal da Virgínia Fonseca?
Pode congelar limão com casca?
O que é Síndrome do Coração Esquerdo Hipoplásico?
Como se escreve cinquenta e cinco?
Para que serve o thinner na pintura?
Como se chama uma pessoa que não gosta de pessoas?
Quais são os atos privativos do fisioterapeuta?
Qual a diferença entre maço e box?
Pode pegar cachorro com 45 dias?
O que a Bíblia fala em ter caso com homem casado?