A cicatriz hipertrófica, nada mais é que uma cicatriz elevada em relação ao tecido original, que em muito se parece com uma doença genética conhecida como quelóide. Essa elevação em relação ao restante do tecido é um excesso de produção de colágeno pelos Fibroblastos.
É uma cicatriz elevada decorrente de uma resposta exagerada da pele a uma intervenção cirúrgica ou ferimento, cicatriz essa que não ultrapassa os limites ou a extensão da incisão ou ferimento inicial.
A cicatriz hipertrófica é aquela cicatriz que fica um pouco endurecida e mais alta, ou grossa como popularmente é chamada. Já a caracterização de queloide é quando o tecido cicatricial é extremamente duro e isso ocorre fora dos limites da cicatriz.
A pele jovem por comumente produzir colágeno de forma mais acelerada que sua degradação tende a determinar uma cicatriz evidente (queloide ou cicatriz hipertrófica) isto é, maiores, mais elevada e espessa do que aquela que ocorre na pele de pessoas idosas.
Tratamento de cicatriz hipertrófica e queloides
A cicatriz hipertrófica decorre da resposta ao aumento de tensao, demora na reepitelizaçao e/ou infecçao da ferida, sendo caracterizada por limitar-se às bordas da lesao e pelo aspecto eritematoso, áspero e rígido. Trata-se basicamente de uma fase maturacional prolongada, tendendo a involuir na maioria das vezes.
Cicatrizes hipertróficas e queloides são defeitos na cicatrização de feridas que ocorrem pela desregulação na produção de colágeno, que se dá de forma excessiva, deixando a pele mais protuberante.
A injeção de um corticoide, geralmente o acetato de triancinolona, é o tratamento mais usado para amenizar os queloides. O seu uso precoce impede as cicatrizes de ficarem muito extensas e ainda ajuda a deixá-las mais planas. As injeções podem ser repetidas a cada 1 ou 2 meses.
A cicatriz hipertrófica decorre da resposta ao aumento de tensao, demora na reepitelizaçao e/ou infecçao da ferida, sendo caracterizada por limitar-se às bordas da lesao e pelo aspecto eritematoso, áspero e rígido. Trata-se basicamente de uma fase maturacional prolongada, tendendo a involuir na maioria das vezes.
Tratamento de cicatriz hipertrófica e queloides
Além da cicatriz hipertrófica, que ocorre quando o corpo produz colágeno de forma desorganizada e deixa uma marca mais elevada em relação à pele ao redor, as cicatrizes podem ser classificadas como: Atróficas: quando há perda de estruturas que oferecem apoio e firmeza à pele, comum após acidentes e em casos de acnes.
Uma cicatriz hipertrófica antiga ou pelo menos já formada, com seu período de maturação completo (6 a 12 meses), exige um tratamento diferenciado. As melhores opções são: Aplicação de corticoide para redução: corticoides são hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais e têm forte ação anti-inflamatória.
No caso de uma cicatriz hipertrófica antiga, você ainda tem a opção de usar corticoide injetável para a redução ou um tratamento cirúrgico para removê-la. Se você tem interesse em saber sobre cirurgia plástica ou até como corrigir uma cicatriz, entre em contato e marque sua consulta.
Mas é importante destacarmos que a pomada para cicatriz hipertrófica, muitas vezes comercializada na forma de gel de silicone, é um item para ser usado em ações preventivas. Isto porque este tipo de pomada não tem nenhum efeito em cicatrizes antigas. Normalmente, na própria embalagem consta esta informação.
Como conseguir pets no doN'T Starve together?
Como converter metro cúbico em metro linear?
O que fazer para o namoro a distância não cair na rotina?
Como transformar o nome em logo?
Como transformar imagens em slide?
Como transformar minutos e segundos em decimal?
Como transformar medidas em frações?
Como transformar números decimais em números racionais?
O que quer dizer cantos asiáticos?
Como transformar bloco de notas em PDF iPhone?
Como não aparecer online no Instagram 2020?
Como é a aposentadoria na Europa?
Como cadastrar o Bilhete Único para integração?