O colesterol é sintetizado primariamente da acetil CoA através da cascata da HMG-CoA redutase em diversas células e tecidos. Cerca de 20 a 25% da produção total diária (~1 g/dia) ocorre no fígado; outros locais de maior taxa de síntese incluem os intestinos, glândulas adrenais e gônadas.
Com aparência e textura de uma cera macia, o colesterol é um composto químico da família do álcool, essencial à vida. Sintetizado pelo fígado no que se refere à maior parte que o organismo necessita, seu restante é adquirido através dos alimentos ingeridos.
Como o colesterol não é hidrossolúvel, o transporte dessa substância é feito por meio de lipoproteínas. Denominamos de lipoproteínas aglomerados de moléculas de lipídios e proteínas que ajudam no transporte de lipídios pelo corpo.
No sangue, a enzima lipase quebra as tais VLDL. Dessa reação surge o LDL. O restante forma o HDL, que tem o papel de recolher o LDL em circulação, levando-o de volta ao fígado para ser eliminado.
As lipoproteínas transportam o colesterol no sangue. As LDL levam o colesterol do fígado e dos intestinos para diversos tecidos, onde ele é usado para reparar membranas ou produzir esteróides. As HDL transportam o colesterol para o fígado, onde ele é eliminado ou reciclado.
O colesterol é um lípido (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo.
As lipoproteínas transportam o colesterol no sangue. As LDL levam o colesterol do fígado e dos intestinos para diversos tecidos, onde ele é usado para reparar membranas ou produzir esteróides. As HDL transportam o colesterol para o fígado, onde ele é eliminado ou reciclado.
Etapas principais da síntese do colesterol: 1 A acetil-CoA se converte em mevalonato: alta ingestão de glicose leva a hipercolesterolemia. 2 O mevalonato após reações sucessivas se transforma em lanosterol. 3 O lanosterol se converte em colesterol após 21 etapas adicionais. Esse esteroide é sintetizado pelo fígado. Através de... More ...
Os níveis de colesterol podem ser controlados por meio de uma dieta adequada, dando-se ênfase, principalmente, aos níveis de gordura.
Já o “colesterol ruim” é a LDL, uma lipoproteína de baixa densidade (entre 1,006 e 1,063 g/mL), com 8% em massa de colesterol livre. A LDL transporta o colesterol até às células periféricas.
O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol.
O que usar para limpar policarbonato?
Quais são as matérias que caem no vestibular de pedagogia?
Como limpar o acrilico da caixa de luz?
Como usar ácido muriático no piso?
Como Descascar camarão seco rápido?
O que fazer para restaurar o casamento?
Pode limpar a ponta do ferro de solda com Bombril?
Como resetar o aparelho da SKY?
Como restaurar o Windows 10 pelo modo de segurança?
O que estudar Faltando 2 semanas para o Enem?
O que devo saber antes de viajar para a Disney?
Como restaurar o padrão de fábrica do PS4?
Como se preparar para ser mãe de primeira viagem?
Como fazer o celular voltar a funcionar depois de cair na água?
Como se faz um inventário florestal?
Como é o TAF da Polícia Civil?