Controle interno O laboratório deve monitorar o processo analítico por meio da análise das amostras controle. Essas análises devem ter seus resultados registrados para comprovações posteriores. Além disso, devem ser determinados seus critérios de aceitação.
O controle de qualidade de laboratório clínico depende de alguns fatores. Cada um deles deve ser mensurado e acompanhado de perto para que os resultados sejam atingidos. Existem padrões predeterminados para cada setor de um laboratório, e analisar tais métricas é o que garante a qualidade na prestação dos serviços.
Em um laboratório de análises clínicas, a garantia da qualidade é alcançada tendo-se total e absoluto controle sobre todas as etapas do processo, o qual pode ser denominado de realizar exame, que compreende as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.
Esta fase consiste na realização dos testes e na interpretação dos resultados. Logo, as diversas variáveis analíticas de um exame laboratorial devem ser muito bem controladas, a fim de assegurar que tais diagnósticos sejam precisos e exatos.
Podemos dizer que a maior utilidade do controle interno da qualidade (CIQ) é a prevenção da deterioração do desempenho do sistema analítico. ... Atividade de avaliação do desempenho de sistemas analíticos através de ensaios de proficiência, análise de padrões certificados e comparações interlaboratoriais.
44 curiosidades que você vai gostar
Possibilita avaliar a precisão e a exatidão dos métodos analíticos. Tem o objetivo de prover confiança (garantir) que os requisitos da qualidade serão atendidos.
O objetivo de implantar um sistema de controle de qualidade é reconhecer e minimizar os erros analíticos no laboratório, permitindo avaliar a performance do laboratório. Tem por finalidade a obtenção de resultados confiáveis e seguros.
CQ ou Controle de Qualidade laboratorial é um conjunto de ações e fatores que auxiliam na precisão dos procedimentos e resultados laboratoriais, além de proporcionar maior confiabilidade, que é transmitida aos pacientes.
Fase analítica: corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita. Fase pós-analítica: inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.
Aos requisitos de qualidade metrológica dá-se o nome de especificação da qualidade analítica. Formalmente é um valor quantitativo que o laboratório deve cum- prir para garantir que o seu desempenho é adequado ao objectivo estabelecido.
Entre os principais atributos considerados na hora de avaliar o laboratório, estão: confiança nos resultados (veracidade dos laudos), agilidade no atendimento (coleta), limpeza e higiene dos laboratórios, cumprimento do prazo de entrega dos laudos e atenção e cuidado da equipe com o paciente.
Controle externo
Assim como no controle interno, as amostras controle são analisadas da mesma forma que as amostras de pacientes. A diferença é que os resultados são submetidos a uma empresa externa, regulamentada pela ANVISA. Assim é possível garantir uma avaliação imparcial e confiável.
Portanto, o controle de qualidade em laboratórios de análises clínicas é muito importante para melhorar a credibilidade e segurança para os pacientes, promovendo a rastreabilidade e a organização de dados corretos e confiáveis, evitando erros repetitivos no trabalho e garantir eficiência e qualidade na análise ...
Controle interno
O laboratório deve monitorar o processo analítico por meio da análise das amostras controle. Essas análises devem ter seus resultados registrados para comprovações posteriores. Além disso, devem ser determinados seus critérios de aceitação.
De acordo com a RDC 302:2005 da ANVISA, o Controle Externo da Qualidade – CEQ (ou Ensaio de Proficiência), é definido como a ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMAS ANALÍTICOS ATRAVÉS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA e o laboratório clínico deve realizar CEQ para TODOS OS EXAMES REALIZADOS EM SUA ROTINA.
Dentre os ítens obrigatórios gerais em um POP para laboratório de análises clínicas, estão:Nome do laboratório;Título do POP;Identificação, assinatura e data de elaboração, revisão e aprovação do POP;Número da versão atual e número do documento;Paginação;Abrangência e distribuição;Números de cópias.
FASE ANALÍTICA
Nesta fase, os colaboradores do laboratório iniciam o processo de análise de acordo com o sistema analítico empregado, os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) do equipamento e do método, além do método de controle adotado, como o controle estatístico dos processos.
As etapas dos exames laboratoriais podem ser divididas em três grandes categorias: a fase pré-analítica, a analítica e a pós-analítica.
A fase pós-analítica se materializa no laudo do exame.
...
Para o item 6.3.4, o ideal é fazer constar informações que possam advertir quanto a possíveis interferentes, como:“amostra hemolisada”;“amostra ictérica”;“amostra lipêmica” ou.outros como “opalescente”, “turva” ou de coloração anormal.
Controle de Qualidade é o conjunto de atividades que verificam se o produto desenvolvido atende aos requisitos mínimos da qualidade, identificando quaisquer problemas.
Qual a importância do controle de qualidade laboratorial? O controle de qualidade laboratorial é uma forma segura de efetivar ações que tornem os procedimentos laboratoriais mais eficientes e seguros.
Os Laboratórios de Ensaios analisam as soluções integradas que auxiliam o desempenho do seu produto, otimizando processos e reduzindo custos.
Basicamente, a partir de uma análise dos fatores internos e externos do laboratório, o gestor reúne dados sobre as fraquezas, as forças, as oportunidades e as ameaças de seu empreendimento. Em cima disso, estabelece objetivos de curto, médio e longo prazo e traça um plano de ação para atingi-los.
O manuseio de amostras biológicas é um passo importante para manter a qualidade dos exames laboratoriais. Qualquer inadequação nos métodos, equipamentos ou recipientes podem alterar os resultados de análises e reduzir a exatidão dos procedimentos.
Além de garantir a segurança, os testes podem também definir outros objetivos, como melhorar um produto já existente. O alinhamento com a satisfação dos clientes e o recebimento de feedbacks é um importante mecanismo para definição de métricas que caracterizem o produto final como satisfatório.
Como se chama o medo de confiar nas pessoas?
O que significa falta de inteligência?
Como decorar uma cozinha pequena?
Como saber a arquitetura do processador do meu celular?
Quanto custa construir uma piscina de concreto?
Qual é o nome do sistema de numeração utilizado hoje em dia no nosso país?
O que é a classificação de um livro?
Como dimensionar uma fonte de alimentação?
Qual o nome de uma pessoa que faz tudo?
Como estimular a diversidade cultural?
Como calcular a carga nuclear de um átomo?
Como é produzido o hidrogênio combustível?
Como se chama pessoa que bebe?