O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina básica. As bactéricas que adquirem a coloração azul violeta são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho são chamadas de Gram-negativas.
O estudo começa com o tratamento da amostra com um corante primário, que é o Cristal Violeta, que, como o nome sugere, colore as bactérias em um tom arroxeado. A amostra, então, passa por uma primeira etapa de lavagem com água destilada e, em seguida, é adicionado um fixador, que normalmente é o Iodo ou Lugol.
O mecanismo da coloração de Gram está baseado na diferença de permeabilidade da parede celular. As bactérias gram negativas apresentam uma elevada concentração de lipídeos e uma delgada parede celular quando comparadas com as bactérias gram positivas.
Técnica de Ziehl-Neelsen
A coloração envolve 3 etapas principais:
A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.
A coloração de Gram tem como objetivo principal diferenciar as bactérias de acordo com as características da parede celular e morfologia geral. ... Bactérias Gram-negativas, que são visualizadas com a coloração rosa/roxo devido ao fato de sere descoradas pelo álcool e coradas pela safranina ou fucsina.
Um corante (cristal violeta) é adicionado, por um a dois minutos, e, em seguida, inserido o lugol, também por um a dois minutos. Dessa reação, forma-se o complexo iodo-pararrosalina na parede celular das bactérias, que coram-se de roxo (nessa fase, tanto as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas retêm o corante).
Entre os fatores que irão diferenciar gram-positivos de gram-negativos, está a coloração das bactérias, a composição e propriedades químicas e físicas das paredes celulares. Outro método de diferenciação é a detecção de quantidade de peptídeoglicano nas bactérias gram-positivas e nas bactérias gram-negativas.
Assim, de acordo com as características observadas no microscópio, as bactérias podem ser classificadas em: Bactérias Gram-positivas, que são visualizadas com a coloração azul devido ao fato de não serem descoradas pelo álcool, uma vez que possuem parede celular mais espessa e os seus poros contraem-se quando expostos ao lugol;
As bactérias gram positivas, por possuírem uma menor concentração de lipídeos, se tornam desidratadas com o tratamento pelo álcool, diminuindo a permeabilidade da parede celular e retendo o primeiro corante. Escorrer o corante. Cobrir com lugol (mordente) por 1 minuto Observar ao microscópio com objetiva de imersão. Fonte: pt.scribd.com
Quais palavras podem substituir a palavra termo?
Como resolver uma expressão numérica com vírgula?
Como fazer um cálculo estequiométrico?
Como resolver problemas com raízes quadradas?
Como fazer expressão numérica na calculadora?
Como diminuir uma fração de um número inteiro?
Como resolver conflitos entre subordinados?
O que devemos fazer para dividir uma fração por outra?
Qual as técnicas para plantar bananeira?
O que não contribuiu para o surgimento da sociologia?
Como perder a vergonha de pregar a palavra de Deus?
Como pegar um morcego no Minecraft?
O que fazer para perder gordura na anca?
Como perder culote na cintura?
Porque as crianças têm medo de fazer cocô?
Como vencer o medo de pular na piscina?