Sua irrigação sanguínea é feita através dos canais de Volkman (vasos sanguíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sanguíneos menores), sem apresentar vasos linfáticos.
A Epífise é a região mais extrema (ponta do osso); a diáfise é a região do corpo ou meio do osso; e, a metáfise é a região do osso entre a epífise e a diáfise; ou seja, região do osso que fica entre a ponta de um osso e a parte do meio do osso.
Desenhe. Uma das melhores maneiras de aprendermos é por meio de desenhos. A nossa mente ama aquelas linhas curvas que juntas, formam algo lógico. Além do mais, se você tem uma boa memória fotográfica, desenhar os músculos e ossos é, sem dúvidas, um método muito eficaz.
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Embora os ossos sejam órgãos muito duros, possuem também uma densa rede de vasos sanguíneos no seu interior, na medula óssea, e também no exterior, o qual é coberto pelo periósteo.
Por se tratar de um sistema, cada osso dentro do esqueleto tem sua função própria, por isso é dividido entre axial e apendicular. Primeiramente o esqueleto axial, que é formado pelos ossos que ficam na parte central do corpo, ou próximo da linha média.
Sendo assim, os ossos longos são formados por várias camadas, como veremos a seguir: Periósteo: é a mais externa, sendo uma membrana fina e fibrosa (tecido conjuntivo denso) que envolve o osso, exceto nas regiões de articulação (epífises).
Sendo assim, os ossos do corpo humano são classificados de acordo com o seu formato, podendo ser: Longos: aqueles que apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura. Entre seus exemplos, estão o fêmur e a ulna; Curtos: aqueles em que todas as dimensões (comprimento, largura e espessura) são equivalentes.
No corpo humano, existem células responsáveis pela formação óssea e outras pela reabsorção óssea. Com o passar do tempo, o tecido ósseo vai envelhecendo e acaba sendo destruído pelas células chamadas osteoclastos. Em seguida, ele é recriado pelas células reconstrutoras, os osteoblastos.
Como interpretar o exame de bioimpedância?
Como preparar a moringa para comer?
O que estudar para o Enem 2020 faltando 3 meses?
Quanto tempo para se preparar para o Toefl?
Como produzir ração para galinha caipira?
Como trabalhar com as mídias sociais?
Quando pode começar a dar ração para filhotes de cachorro?
Como deve ser nosso exame de consciência?
Faz mal dar sardinha para cachorro?
Como se preparar para o Cambridge?
Quanto tempo de jejum para exame de espermograma?
Quanto de água colocar no rejunte Quartzolit?
Como preparar o leite Milnutri Premium?