A cirurgia por via aberta (prostatectomia radical retropúbica ou prostatectomia radical perineal) é o método mais invasivo de remoção da próstata e é realizada através de uma incisão vertical abaixo do umbigo, geralmente de 8 a 10 centímetros.
A cirurgia é feita, na maioria dos casos, com anestesia geral, demora em média 2 horas e, geralmente, é necessário ficar internado por cerca de 3 dias.
Após retirada da próstata, o primeiro resultado que o urologista espera é a eliminação do câncer e consequentemente as chances de propagação do tumor para outras partes do organismo. O antígeno prostático específico (PSA) é a principal forma de monitoramento pós- operatório.
As possíveis sequelas, como incontinência urinária e impotência sexual, decorrentes de uma prostatectomia, que é o procedimento de retirada da próstata como parte do tratamento do câncer, têm risco menor de ocorrer quando a cirurgia é feita com tecnologia robótica.
Cirurgia aberta de próstata
A prostatectomia aberta é feita através de uma incisão cirúrgica abaixo do umbigo até a região do púbis. Cada vez menos comum, é a via de acesso convencional. Pode ser realizada prostatectomia simples ou radical.
25 curiosidades que você vai gostar
Prostatectomia a céu aberto: Trata-se de uma cirurgia que envolve a retirada da porção central da próstata (adenoma prostático) através de uma incisão na região inferior do abdômen. Pode ser realizada com a incisão e abertura da bexiga (PTV) ou com insisão da cápsula prostática anterior (Millin).
O risco de maior gravidade é a perfuração de órgãos como o intestino, estômago, aorta, etc., ou a ocorrência de hemorragias abdominais ou de peritonites. Ademais, produz algum desconforto em razão da distensão abdominal que acarreta e pode gerar hemorragia vaginal, problemas respiratórios e arritmias cardíacas.
A impotência sexual pode acontecer após a cirurgia para a retirada da próstata ou no tratamento com hormonioterapia e tratamento de radioterapia do câncer de próstata combinado com hormonioterapia.
A impotência sexual é uma das principais preocupações dos homens portadores de câncer de próstata, assim como os médicos responsáveis pelo tratamento. Estudos na literatura médica mostram uma ampla variação da ocorrência desse efeito colateral, indo de 7 a 90% dos casos tratados com cirurgia ou radioterapia.
O que são pensamentos insanos?
Quando sabe que o caranguejo está podre?
O que é adicional de prontidão?
Como tirar carteira profissional de eletricista?
A que temperatura ferve o azeite?
Qual a diferença entre zeugma e elipse?
Como é a dor de gordura no fígado?
Quem morreu primeiro Tobirama ou hashirama?
Qual era o objetivo dos artistas surrealistas?
O que é erro de paralaxe no paquímetro?
Qual a importância da enfermagem na segurança do paciente?
Quantos ml de prednisolona para 8 anos?
Quanto pagou a quadra da mega sena?