Eles surgem quando as águas dos oceanos tornam-se mais quentes – com temperaturas iguais ou superiores a 27ºC – e há um elevado Ãndice de evaporação, com a produção de uma grande quantidade de umidade, que será, depois, convertida nas massas de ar que formam os furacões. ...
Formados sempre nas águas dos oceanos, os furacões são ciclones tropicais, assim como os tufões. A origem desses fenômenos meteorológicos é a mesma das chuvas. No entanto, os furacões podem durar até uma semana e, quando alcançam o litoral, causam grande destruição, com ventos que ultrapassam os 200 km/h.
Tufões, furacões ou ciclones são, essencialmente, o mesmo fenômeno meteorológico: uma tempestade giratória intensa causada pela queda da pressão atmosférica em uma área significativamente menor e sua temperatura ligeiramente maior do que as áreas que a circundam.
Os ciclones formam-se devido à movimentação do ar gerada em uma área de baixa pressão atmosférica. Essas áreas apresentam, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, pressão atmosférica inferior às que as circundam. Os ventos nessas áreas sopram para dentro e diferem-se em cada hemisfério.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
FORMAÇÃO DO FURACÃO. 1. Os furacões nascem no meio dos oceanos, em locais de pouco vento e águas quentes, acima de 27 °C. Nessas áreas, a evaporação é intensa: a água do mar esquenta, vira vapor e forma grandes nuvens. É o começo do fenômeno. 2. No local em que a água evapora, a pressão do ar é mais baixa do que nos arredores.
O furacão é um fenômeno atmosférico que tem origem em águas oceânicas tropicais, podendo causar graves consequências quando atinge áreas urbanas.
Para surgirem, portanto, os furacões precisam de águas oceânicas quentes, o que é mais comum em regiões tropicais. A exceção, talvez, tenha sido o furacão Catarina que atingiu o sul do Brasil no Atlântico Sul, em uma zona temperada, no ano de 2004.
Com bastante umidade, as nuvens unem-se num sistema de baixa pressão atmosférica, passando a girar com fortes ventos. É o inÃcio do furacão. No meio desse cÃrculo de ventos, há o olho do furacão, uma parte tranquila, sem ventos. Uma curiosidade é o fato de o olho do furacão ser considerado uma área segura dentro do furacão.
Como saber se o vidro do para-brisa e original?
Como saber se o açaà tem xarope?
O que estudar no Inglês avançado?
Quando eu sei que o arroz está pronto?
Como o aluno visualiza as notas no Classroom?
Quando sei que o alternador está com defeito?
Como saber se um app é grátis na Apple Store?
O que quer dizer motivo de bloqueio?
Quanto tempo demora entrega Shopee?
Como reabrir todas as abas fechadas?
Como se recuperar de uma humilhação?
Como ativar reações no Direct Instagram?
Quando o aviso prévio é indenizado?
Como remover senha do Excel online?
Quantas vezes é possÃvel reagendar o passaporte?
Como rastrear um celular de graça pelo número?
Como reagendar entrevista do visto americano?
Como podemos conviver com as crÃticas no ambiente de trabalho?