A linha lateral consiste em um sistema de canais sob as escamas, que se estende da cabeça – onde circunda vários ossos – até a cauda do peixe, de ambos os lados. Esses canais contam com dezenas de pequenos orifícios. À medida que o peixe nada, a água entra pelos furinhos e percorre toda sua extensão antes de sair.
Nativo do sudeste asiático, o peixe faca (Chitala ornata), pertencente a uma família de peixes primitivos, pode chegar a um metro de comprimento. O peixe foi doado após o dono descobrir o tamanho que ele alcançaria quando adulto.
Além da presença de brânquias, os peixes possuem um corpo com formato hidrodinâmico, que auxilia a movimentação na água. Normalmente os peixes apresentam o corpo fusiforme, ou seja, alongado e com as extremidades afiladas, o que possibilita melhor natação.
Fora d'água, o peixe robô do japonês Takara Tomy pode parecer apenas um brinquedo barato. Dentro do aquário, no entanto, ele consegue ser confundido com um peixe de verdade. Seus movimentos aleatórios imitam perfeitamente a forma de nadar e comer de um animal real.
dependendo da espécie ele nada para trás. peixes com nadadeiras caídas(para baixo) não nadam para trás pois não tem o controle da nadadeira traseiro ele só consegue balança-la,apenas peixes que conseguem contrair as nadadeiras podem nadar para trás e peixes com nadadeira lateral.
No entanto, o velho ditado popular que diz “Caranguejo é que anda para trás” é uma meia verdade, os Caranguejos não andam só para trás, eles também são capazes de andar pra frente, só que mais devagar, principalmente quando estão livres de perigo.
O peixe pode até parar de comer com algumas doenças. Se ele demonstrar desinteresse pela comida, pode estar com algum problema. Veja se há manchas. Procure pequenos pontos brancos, principalmente na região da cabeça e da boca. Esse sintoma pode ser um indicativo de um tipo de parasita, conhecido como Ichthyophthirius multifiliis.
O peixe flutua perto da superfície de cabeça para baixo. O peixe afunda no aquário. Ele nada com a cauda mais alta do que a cabeça (observação: essa característica é normal em algumas espécies).
Outro sinal de doença é quando ele fica se escondendo no fundo do aquário com mais frequência do que o normal. Veja se ele está se alimentando normalmente. O peixe pode até parar de comer com algumas doenças. Se ele demonstrar desinteresse pela comida, pode estar com algum problema.
O peixinho-dourado e o peixe betta são os que mais têm tal tendência. Essas espécies possuem um corpo arredondado e curto, o que faz com que os órgãos fiquem comprimidos e pressionem a bexiga natatória, impedindo o seu bom funcionamento.
Como sacar o FGTS emergencial depois do prazo?
Como fazer uma poção de verdade?
Como se chama geladinho no Sul?
Como escrever uma resenha nas normas da ABNT?
Tem como sacar dinheiro do PagBank?
Como é chamado o curso de letras em inglês?
Como descobrir todos os E-mails de um domínio?
Como se chama a maquiagem colorida?
Como saber se alguém transferiu dinheiro para minha conta?
Como fazer uma orientação nutricional?
O que significa AC Cred dist resultado Ano-base?
Qual o nome do aparelho que mede a vibração?
Como saber o tamanho das pastas no Windows 10?
Como se chama o Microespaço existente entre dois neurônios?
Como é aplicada a prova discursiva?