A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes Aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os Page 7 navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
No Brasil, segundo pesquisadores, o vetor chegou ainda no período colonial. “O mosquito veio nos navios com os escravos", explica a pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Margareth Capurro.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a primeira ocorrência do vírus no país, documentada clínica e laboratorialmente, aconteceu em 1981-1982, em Boa Vista (RR), causada pelos vírus DENV-1 e DENV-4.
Em 1986, o vírus tipo 1 da dengue foi isolado, pela primeira vez no Brasil, pelo Departamento de Virologia da Fiocruz.
O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
aegypti põe seus ovos em recipientes artificiais, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d? água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.
Desesperada com o aumento de casos de dengue em sua cidade, uma moradora resolveu observar os focos da doença em sua casa a fim de detectar a presença de alguns mosquitos da espécie Aedes aegypti. Para que a moradora consiga identificar o mosquito, que característica deve ser observada?
“Na campanha contra a febre, o Aedes aegypti foi erradicado do Brasil usando inseticida químico", lembra a pesquisadora. Porém, não demorou muito para o mosquito voltar e se espalhar pelo extenso território brasileiro. Em meados dos anos de 1980, o Aedes aegypti foi reintroduzido no país, por meio de espécies que vieram principalmente de Cingapura.
Nos ambientes urbanos, é comum encontrar o A. aegypti em cantos escuros no interior das casas, como sob a cama e embaixo de pias. As fêmeas do Aedes aegypti depositam seus ovos em ambientes fora da água, mas perto dela. Sendo assim, se existe um recipiente acumulando água, o mosquito colocará seus ovos na parede desses recipientes.
A fêmea do Aedes aegypti é a única capaz de picar o ser humano. Durante o ciclo reprodutivo, a fêmea necessita de sangue para o desenvolvimento dos seus ovos, e é nesse momento que ela transmite doenças. Vale destacar, no entanto, que a fêmea alimenta-se também de substâncias açucaradas, como o néctar, que é o único alimento consumido pelos machos.
Qual o tratamento para Secretário Municipal?
Onde posso trabalhar com o curso de empreendedorismo?
Como deve se iniciar a caminhada?
Como cuidar do nosso corpo educação infantil?
Como se dirigir ao Vice-prefeito?
Como usar o Hotmart pelo celular?
Como trabalhar instrumento musical na educação infantil?
Como cuidar de orquídeas água?
Qual a habilitação para dirigir quadriciclo?
Quantas em quantas horas tomar buscopan?
Como tirar o branco e preto do celular?
Quem nos inspira para o culto a Deus?
Como matar pernilongo com vinagre de álcool?
Quais as principais causas da decadência do Império Carolíngio?
Como tirar o brilho da roupa passada a ferro?
Que horas devo tomar ginkgo biloba?